Criatividade: de onde vem? Para onde vai? Do que se alimenta?
Em palestra na Campus Party Recife, o blogueiro Edney Souza falou sobre as formas de se desenvolver a criatividade no mundo de hoje.
*Por Virgínia Andrade
Nunca foi tão fácil produzir conteúdo para a internet. Qualquer um que tenha acesso às mídias digitais pode fazê-lo. E muitos o fazem. Por que, então, nem todos obtêm o mesmo resultado? Na opinião de um dos primeiros bloggers do país, Edney Souza, vulgo Interney, o motivo é óbvio: “Não dá para fazer as mesmas coisas todos os dias e esperar resultados diferentes”, pontua.
Em tempos de produção frenética de conteúdo, quem produz precisa ser ainda mais criativo na hora de criar. Mas o que é criatividade? Já nascemos criativos? Ou existem métodos que ajudam a “abrir a cabeça” e ter mais ideias? Essas foram algumas das questões respondidas pelo blogueiro em palestra na última sexta-feira, 19 de julho, na Campus Party Recife.
Especialista em comunicação digital, Interney observou que é possível identificar características específicas em pessoas criativas. A mesmice não é uma delas. Para ser criativo, garantiu o blogueiro, é fundamental explorar os sentidos – tanto os próprios quanto os da audiência – e experimentar sempre coisas novas e diferentes. Por isso, listou uma série de exercícios para impulsionar a criatividade, a partir do estímulo auditivo, tátil, gustativo, visual e olfativo. “Crie cenários para contar uma história, de forma a estimular os sentidos das pessoas que irão consumir esse conteúdo”, exemplificou.
Dicas
Interney destaca que, pelo fato de as experiências serem pessoais e intransferíveis, cada um de nós constrói percepções particulares do mundo. E esse deve ser o maior diferencial entre os conteúdos produzidos. Além disso, os internautas precisam conhecer o público com o qual pretendem interagir, descobrir quais são seus interesses, desenvolver linguagem e dinâmica próprias, buscando sempre as melhores ferramentas de interação com esse público.
Segundo Edney, o mais importante para impulsionar as boas ideias é coletar referências sobre o mundo. “É preciso encher a cabeça de referências, porque é nela que as ideias se alojam”, e completa: “depois é preciso apurar o senso crítico”. O planejamento também deve ser outro diferencial a ser incorporado à rotina produtiva dos internautas.
Edney Souza é VP of Publishers na boo-box, com cerca de 5 milhões de pageviews por mês no Interney.net e mais de 100 mil seguidores no Twitter. Um dos fundadores da primeira rede profissional de blogs do Brasil, o InterNey Blogs, e da Agência Polvora! É um dos curadores da Campus Party Brasil desde a segunda edição do evento. Atua também como co-curador do Social Media Labs do InterCon, coordenador do curso de Educação Executiva em Redes Sociais na Trevisan, Professor de Redes Sociais na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ecommerce School e Diretor da ABRADi – Associação Brasileira das Agências Digitais.