Mídias locativas e a nova cibercidade
“Estamos caminhando para diversos níveis de coletividades”, reflete o professor pernambucano Bruno Nogueira durante palestra na Campus Party Recife.
*Por Virgínia Andrade
Com a crescente inserção das tecnologias informacionais à dinâmica das cidades, novos hábitos, tipos de vivências e relações sociais são produzidos. Nesse contexto, em que mídia e localidade tornam-se cada vez mais interdependentes, a cidade adquire novos sentidos e, como não poderia deixar de ser, a percepção que se tem dela também é alterada.
É dentro dessa perspectiva que se articulam os conceitos de cibercidade e mídias locativas discutidos pelo jornalista e professor pernambucano, Bruno Nogueira, durante palestra na Campus Party Recife, no último dia 20 de julho. Na opinião do doutor em comunicação e culturas contemporâneas, “estamos caminhando para diversos níveis de coletividades”, de modo que novas formas de inteligência coletiva se desenvolvem e ampliam dentro de um determinado espaço virtual.
Segundo Nogueira, as mídias locativas foram as responsáveis por estabelecerem uma relação, até então inédita, entre o espaço físico e o virtual, possível somente a partir dos dispositivos móveis digitais – cujo conteúdo de informação está intrinsecamente articulado a uma localidade. Esse diálogo, estabelecido através de tais dispositivos, gera os chamados territórios informacionais. Ou seja, a população tem acesso a informações criadas e compartilhadas por outras pessoas em sites como o google maps e o foursquare, a partir de mídias específicas, sobre e a partir de determinado local – é preciso estar presente naquele espaço para ter acesso àquele tipo de conteúdo.
Mobilidade – Quando se atinge um alto grau de inteligência coletiva, que de acordo com Bruno, já foi atingido, novas formas de conhecimento são produzidas e não necessariamente transitam por esferas tradicionais. Essa mobilidade, característica da cibercultura, tende a crescer exponencialmente e se difundir entre os diversos nichos socioculturais produzindo ainda mais conteúdo tanto para as mídias oficiais quanto para as livres.
Bruno Nogueira Doutor em comunicação e culturas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e jornalista formado nas Faculdades Integradas Barros Melo – AESO, instituição onde hoje ocupa cargo de professor assistente. É coordenador da graduação tecnóloga em Produção Fonográfica e do bacharelado em Rádio, TV e Internet; além de coordenar as pós-graduações em Técnica de Áudio e Produção Musical e Jornalismo Digital. Como jornalista, escreveu no Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco, Diário de Pernambuco e A Tarde (BA), além de ter colaborado com as revistas Rolling Stone Brasil e Billboard Brasil e o jornal Folha de S. Paulo, no caderno Ilustrada.