Séries & Afins: conheça o podcast produzido por mãe e filha, professora e estudante de Letras
Podcast criado na quarentena está disponível no Spotify
Por Luana Lisboa*
Já estávamos no terceiro mês de pandemia, em meados de junho, quando a professora de Literatura, Simone Ribeiro, durante as aulas à distância, passou um trabalho para seus alunos: eles tinham a tarefa de produzirem um podcast. O tema? O famoso conto da escritora Clarice Lispector, “Feliz Aniversário”. Pensando em dar aos alunos um exemplo do que deveria ser feito, a professora chamou a filha, Jade, estudante de Letras da UFBA, para gravar com ela. Num bate-papo descontraído, elas analisaram o seriado da Netflix, Coisa Mais Linda. Acontece que mãe e filha gostaram tanto do trabalho que o transformaram no primeiro episódio do podcast Séries & Afins, disponível no Spotify.
Até agora com 4 episódios, lançados aos domingos, e temas que vão do feminismo das princesas da Disney até o amor por vilões do cinema internacional como o Hannibal Lecter (o canibal de Silêncios dos Inocentes) e o complexo Coringa, o podcast não é somente uma diversão de quarentena para Simone e Jade. Graças à recepção positiva, elas pretendem continuar a produzi-lo, mesmo quando suas rotinas voltarem ao normal. “A receptividade tem sido legal”, Jade conta. “As pessoas cobram quando a gente atrasa os episódios, perguntam qual vai ser o próximo tema. Nosso único desafio vai ser conciliar as atividades do dia a dia com o tempo reservado para a gravação”.
Antes do isolamento, suas rotinas eram pesadas, ao ponto de que, em dia de semana, mãe e filha, moradoras da mesma casa, mal se encontravam. Jade conciliava trabalho e faculdade e, por isso, chegava em casa tarde da noite, enquanto Simone tinha que se organizar entre quatro trabalhos. Os fins de semana eram o único tempo que tinham juntas e ele era devoto às séries. Com a quarentena, o tempo para as séries aumentou, e, junto com ele, o repertório necessário para a produção do podcast.
Quando perguntada se a área de Letras, de ambas, influencia nessa produção, Jade, que se inspirou na mãe para cursá-la, é categórica: “Com certeza”. Ela explica: “O podcast não aborda apenas as questões técnicas sobre cinema ou as nossas opiniões e reflexões, mas também tem uma base literária forte, fruto do nosso contato diário com as disciplinas do curso de Letras, afinal, séries e filmes são literatura também”.
Embora o primeiro episódio não tenha sido planejado, elas contam que os seguintes incluíram pesquisas mais extensas e a formulação de um roteiro básico, com divisões de tópicos e uma edição profissional. Confira o episódio mais recente, sobre o homem idealizado no imaginário feminino na cinematografia, a seguir:
https://open.spotify.com/episode/0D8s6oIK5U2pW063MIk9UD?si=_TXLHJUnRhWpHYKdCsAIPg