Cientista da UFBA faz palestra sobre integração entre conhecimentos
Charbel El-Hani falará sobre o tema nesta quinta-feira (17), às 15h
Como articular diferentes tipos de conhecimento? Nesta quinta-feira (17), às 15h, o renomado pesquisador e professor titular do Instituto de Biologia da UFBA Charbel El-Hani propõe o pragmatismo como via intermediária entre dois extremos: o racionalismo universalista e o relativismo. Na palestra, El-Hani apresenta a ideia de “sobreposições parciais” como alternativa para evitar tanto o extremo da integração como algo fácil de ser feito quanto a perspectiva de uma alteridade radical e extrema entre todo os aspectos de qualquer tipo de conhecimento. As abordagens que o cientista vai expor na palestra consistem na base filosófica de projetos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução – INCT IN-TREE. A live acontece no perfil do Instagram @guilhermebrockington.
Um desafio da ciência contemporânea, a articulação entre conhecimentos de maneira responsável e criativa tem povoado as reflexões dos pesquisadores do INCT IN-TREE e pautado suas ações no trabalho de campo. El- Hani explica que projetos sobre educação intercultural, realizados pelo IN-TREE no estuário do Rio Itapicuru (Litoral Norte – BA), promovem o diálogo entre saberes tradicionais da comunidade pesqueira e conhecimentos sobre sustentabilidade desenvolvidos no ambiente da sala de aula. A experiência em campo entrelaça-se aos debates nos grupos de pesquisa, elaborando uma rede colaborativa de construção de saberes que evade dos extremos.
Nesse viés, a abordagem exposta por Charbel El-Hani transita entre dois polos: de um lado, uma perspectiva internacionalista que defenderia um critério universal e atemporal para julgar o conhecimento; do outro, um relativismo extremo, por meio do qual não se pode fazer nenhum tipo de tensionamento entre diferentes formas de conhecimento. Um antídoto aos extremos, na visão do cientista, seria o pragmatismo, que “afirma a inexistência de uma régua única a ser utilizada para todas as culturas, mas também hesita face à impossibilidade de comparar possíveis estratégias de ação a partir de sistemas de conhecimento”, elucida El-Hani.
Nesse viés pragmatista, o cientista aposta na ideia de “sobreposições parciais” que caminha numa via intermediária, reconhecendo a possibilidade de integração, mas, ao mesmo tempo, sinalizando as sobreposições e parcialidade dessas integrações. Assim, garante El-Hani, evita-se o extremo do cientificismo ocidental moderno, de suas dicotomias e visão mecanicista, mas também não se deixa seduzir facilmente pelo ponto de vista de uma alteridade radical e extrema entre todos os aspectos de qualquer tipo de conhecimento. Essa segunda perspectiva inviabiliza qualquer tipo de integração ou conexão criativa.
Sobre o palestrante
Charbel El-Hani é Professor Titular do Instituto de Biologia, UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), Mestre em Educação pela UFBA (1996) e Doutor em Educação pela USP (2000). Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, da Universidade de Copenhague, Dinamarca, com Claus Emmeche, de 2003 a 2004. Coordena o INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESB, que reúne 240 pesquisadores de 31 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras.
Coordena o evento de popularização da ciência Café Científico Salvador (http://cafecientificossa.
Serviço
O que: palestra com Charbel El-Hani
Tema: Pragmatismo e Sobreposições parciais: entre o relativismo e racionalismo
Quando: hoje, dia 17, às 15h
Onde: Instagram @guilhermebrockington