Amanhã é o último dia para se inscrever no FACOMSOM
O festival de bandas universitárias será em novembro e o edital fica aberto até o dia 10/9
Por: Maysa Polcri
Desde 2005, o FACOMSOM, realizado pela Produtora Júnior, tem sido uma vitrine importante para bandas independentes entrarem de vez na cena cultural soteropolitana. Os shows inicialmente aconteciam na própria Faculdade de Comunicação, mas o festival foi ganhando tanta visibilidade que começou a ser realizado no Pelourinho. Com a impossibilidade de todo mundo ficar coladinho curtindo os shows por conta da pandemia, desde o ano passado o FACOMSOM tem sido realizado em formato de live.
Neste ano, as inscrições podem ser feitas até o dia 10/9 nesse link e a banda vencedora vai ter a oportunidade de se apresentar no palco do festival, que será transmitido por live. Além disso, a campeã ganhará a gravação de uma música em estúdio e um valor de mil reais. As bandas inscritas serão avaliadas por curadores ligados ao cenário musical de Salvador. São eles: Faustino Beats, cantor e produtor musical, e Ana GB, assessora dos artistas Yan Cloud e Rachel Reis.
Nessa etapa, três bandas serão selecionadas e uma votação acontecerá no dia do show final para definir a grande campeã. No dia do festival, a banda vencedora e as demais finalistas serão premiadas com ensaio fotográfico e um videoclipe. Serão mais de seis horas de evento, que vai misturar música, intervenção artística e entretenimento. Os protocolos sanitários da Organização Mundial da Saúde e medidas da prefeitura e do governo estadual serão seguidos.
Em 2020, na sua primeira edição em live, o festival obteve mais de 100 mil votos no concurso e mais de 2,5 mil visualizações. Bandas como Maglore, Vivendo do Ócio e Afrocidade já se apresentaram no palco do FacomSom, que mesmo tendo se reinventado mantém a sua missão: divulgar artistas independentes e movimentar o cenário alternativo de música na capital baiana.