Agenda Indica: conheça a origem do macramê e três canais do YouTube que ensinam a prática
A técnica consiste em realizar nós em diversos tipos de fio e, apesar de ser muito antiga, voltou a ser tendência durante a pandemia.
Por: Maysa Polcri
Nosso quadro de indicações já está virando tradição e, como toda sexta é dia de Agenda Indica, trago para vocês dicas de canais no YouTube que ensinam a fazer meu hobby preferido, o macramê. Já tem um bom tempo que nossas rotinas foram comprometidas por conta da pandemia e por mais que a retomada das atividades seja uma realidade, ainda tem muita gente com o tempo livre à procura de novas atividades e experiências.
Se você, assim como eu, não é lá muito fã do ócio, vai se identificar com a minha indicação de hoje. Mas afinal, já ouviu falar de macramê? Macramê é uma técnica de tecelagem manual, que confecciona peças com o uso de nós em diferentes tipos de fio. Apesar da origem dessa prática não ser exata, sabe-se que um dos registros mais antigos dos nós de macramê aparece em esculturas de babilônios e assírios, ainda no século XIII.
Como a moda está sempre passando por renovações, com o macramê não foi diferente. A arte começou a ser difundida mundialmente pelos escambos de navegantes. Mais tarde, no século XIX, a técnica virou passatempo para donas de casa inglesas e era até incluído em livros de instrução para esposas e filhas. O ápice da técnica foi nos anos 70, quando a Vogue publicou o livro Guia Vogue para Macramê, que fez um tremendo sucesso. Naquela época, quase toda casa possuía um adereço de macramê, em decoração ou roupas.
Mas, para aprender a técnica do macramê hoje, não é preciso voltar no tempo dos babilônios e nem ler manuais para boas moças. Com alguns cliques, é possível encontrar diversos canais no YouTube que ensinam a prática de forma simples. Como fazer os nós do macramê foi uma espécie de arteterapia para mim, pode se tornar um hobby para você também. E, quem sabe, até uma forma de ganhar dinheiro, já que as peças estão atualmente bem valorizadas no mercado. Para te ajudar, separei três indicações de canais que ensinam o passo-a-passo, de peças básicas às mais complexas. Espero que goste!
Com mais de 200 mil inscritos, o canal da professora de artes plásticas Osana Barreto é um sucesso. A instrutora de macramê é uma fofa, que ensina a técnica com toda a calma e carinho do mundo. O canal tem um pouco mais de um ano e caiu como uma luva nesse momento de pandemia que estamos vivendo, com muita gente em casa à procura do que fazer.
Um dos vídeos mais populares do canal é o que ela ensina como fazer um suporte para plantas, tudo bem explicadinho do início ao fim e com a delicadeza que é característica da artista. Esse canal é recomendado principalmente para quem está começando no mundo do macramê, já que as peças confeccionadas são mais simples.
O que eu mais gosto no canal da Stephanne Teixeira é a variedade de opções de peças que ela ensina a produzir. Toda semana a artista publica um vídeo no canal, que consegue agradar a todos. As peças vão desde as mais simples, que são ensinadas em tutoriais de 20 minutos, até grandes painéis de macramê, com vídeos de quase uma hora.
Um grande forte do canal da Fani são os objetos de decoração, como porta copos, toalhas de mesa e até adereços para o natal. Apesar de ser indicado para quem já tem algum conhecimento de macramê, o canal também possui tutoriais rápidos que ensinam o básico.
A minha última indicação de hoje é o canal da Verinha Bernardino. Muito mais do que ensinar macramê, a artista compartilha seu estilo de decoração nos vídeos semanais que publica. Mas, suas publicações com maiores visualizações são justamente os tutoriais da técnica, principalmente os vídeos de painéis.
Com um alto astral e bom humor digno de youtuber, Verinha já conquistou mais de 30 mil seguidores em um pouco mais de um ano de canal. Apesar das boas explicações, as peças que ensina devem agradar mais aqueles que já possuem algum conhecimento na área. É importante dizer, que a técnica de macramê consiste na repetição de nós. Quanto mais complexos e misturados, mais desafiador vai ficando o trabalho.
Espero que você goste das indicações e se divirta fazendo essa prática. Até a próxima!