Caixa Cultural Salvador apresenta o projeto Cine Caixa

Durante o mês de fevereiro, serão exibidos clássicos do cinema nacional que retratam o carnaval 

O Projeto Cine Cultural CAIXA, da CAIXA Cultural Salvador, vai exibir clássicos do cinema nacional que retratam uma das maiores festas populares do Brasil, o Carnaval. Os expectadores poderão acompanhar a exibição de obras dirigidas por Adhemar Gonzaga, Watson Macedo e José Carlos Burle, além de registros raros de interpretações como a de Carmem Miranda em Alô, Alô, Carnaval. As sessões são gratuitas e ocorrem às sextas, sábados e domingos, sempre às 15 horas.

A curadoria traz filmes clássicos que espelham as festividades carnavalescas, remetendo à história dessa grande festa, que representa as raízes da cultura popular brasileira. Os filmes em exibição trazem participações de artistas símbolos da nossa cultura e ambientam o carnaval nos seus primórdios, exibindo elementos tradicionais carnavalescos como as típicas marchinhas, os blocos e performance dos grandes artistas. 

Confira a programação:

Às sextas-feiras, será exibido o filme “Alô, Alô, Carnaval” (1936), uma comédia musical brasileira dirigida por Adhemar Gonzaga. Dos filmes brasileiros dos quais Carmem Miranda participou, este é o único que sobreviveu ao tempo, o que torna as exibições dessa película uma grande oportunidade de contemplação de uma das mais emblemáticas artistas de nossa história.

Já aos sábados, será exibido o filme “Carnaval no Fogo” (1949), uma comédia musical no estilo chanchada, dirigida por Watson Macedo. O filme conta a história de uma quadrilha de criminosos que se hospeda no Hotel Copacabana Palace, à espera de um chefe desconhecido, que seria identificado por sua cigarreira incomum. Acidentalmente, o atípico objeto acaba chegando às mãos de Ricardo (Anselmo Duarte), diretor artístico do hotel, gerando uma série de confusões que envolvem sua namorada Marina (Eliana Macedo), Serafim (Oscarito), o atrapalhado assistente que sonha em ser ator, e os bandidos.

Aos domingos, será exibido o filme “Carnaval Atlântida” (1952), do gênero comédia musical, dirigido por José Carlos Burle. O filme retrata a história do personagem Xenofontes (Oscarito), um sisudo professor de mitologia grega, que é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho (Renato Restier) como consultor da adaptação do clássico “Helena de Tróia” para o cinema. Dois malandros, Piro (Colé) e Miro (Grande Otelo), são admitidos como faxineiros do estúdio e sonham em transformar o épico numa comédia carnavalesca.

PROGRAMAÇÃO:

[FILME] Alô, Alô, Carnaval

Datas: 10 e 24 de fevereiro (sexta-feira), às 15h.

Duração: 77 min.

Classificação: Livre

[FILME] Carnaval no fogo.

Datas: 11 e 25 de fevereiro (sábado), às 15h.

Duração: 97 min.

Classificação: Livre

[FILME] Carnaval Atlântida

Datas: 12 e 26 de fevereiro (domingo), às 15h.

Duração: 92 min.

Classificação: Livre

 SERVIÇO:

[Cinema] Cine Cultural CAIXA

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador (BA)
Data: até 26 de fevereiro de 2023

Entrada franca

Capacidade: 70 lugares

Classificação: Livre

Mediante ordem de chegada, com acesso para pessoas com deficiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *