3ª Bienal Black abre inscrições para trabalhos artísticos: confira como participar
Interessados podem se inscrever até 17 de agosto pelo Sympla
A arte tem o poder de expressar e refletir as complexidades da sociedade em que vivemos. É seguindo essa lógica que a 3ª Bienal Black, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em 2024, abre inscrições para submissão de trabalhos artísticos até 17 de agosto.
Com o tema “Fluxos (in) Fluxo: Transitoriedade, Migração e Memória”, a Bienal receberá trabalhos artísticos que abordam as vivências e os desafios enfrentados por aqueles que são afetados por movimentos migratórios.
Curadoria colaborativa e inclusiva
Pela primeira vez, a Bienal Black experimentará uma curadoria colaborativa internacional, que possibilitará a participação de artistas, curadores, pesquisadores e ativistas de todo o Brasil e estrangeiros.
Essa abertura visa ressignificar as narrativas tradicionais e dar ênfase ao protagonismo das mulheres e das vozes historicamente silenciadas. Além disso, incentiva-se prioritariamente a participação feminina para alcançar um equilíbrio de gênero nas expressões artísticas.
Com um recorte decolonial, a exposição busca compreender como os artistas contemporâneos respondem à migração e ao deslocamento de pessoas ao redor do mundo.
Serão explorados diferentes aspectos relacionados aos fluxos migratórios, como a transitoriedade, a memória e o senso de pertencimento. Através das obras, será possível refletir sobre as experiências de migração em massa que marcam a atualidade.
Uma experiência imersiva e sensorial
A exposição da 3ª Bienal Black ocupará diversos espaços culturais do “corredor cultural” da cidade do Rio de Janeiro, proporcionando uma programação extensa e gratuita ao longo de três meses.
Dividida em cinco eixos expositivos – Linhas Insurgentes, Redes de Transmissão, Práticas Geradoras, (RE)imaginando o Cubo Preto e Memórias (trans)locadas – a exposição guiará os visitantes por um percurso de dentro para fora, proporcionando uma abordagem mais sensorial e estimulando uma percepção mais profunda das obras.
Como se inscrever?
Para participar da Bienal Black, os interessados podem realizar o registro na plataforma Sympla, com um investimento de R$ 35. Antes, é recomendado ler o regulamento das inscrições.
Foto em destaque: Isidoro B. Guggiana