1ª edição do Festival Ferrovias abre edital para exibição de filmes: veja os detalhes
Entenda os critérios de seleção e como se inscrever até o dia 20 de julho
Estão abertas, até o dia 20 de julho, as inscrições para exibição de filmes no Ferrovias – Festival de Cinema do Subúrbio. O festival acontecerá entre 17 e 20 de agosto, em modelo híbrido. Ou seja, o evento mescla atividades remotas e presenciais. Na primeira edição, o festival será itinerante e ocupará quatro espaços comunitários do subúrbio de Salvador, Bahia.
Quais são os critérios de seleção?
A curadoria do festival será realizada por uma equipe composta pela curadora do projeto, coordenação artística e coordenação audiovisual. Assim, a seleção leva em consideração aspectos estéticos, poéticos e técnicos das obras. Serão avaliados critérios como o uso criativo da linguagem, expressividade artística, direção, roteiro, atuação, fotografia e montagem, entre outros.
Além disso, o festival busca garantir a diversidade e acessibilidade na seleção. Filmes dirigidos por mulheres, pessoas autodeclaradas negras ou indígenas e obras que possuam recursos de acessibilidade, como legendas, audiodescrição e interpretação em LIBRAS, terão pontuação acrescida durante o processo de avaliação.
Veja como funciona as inscrições
As inscrições para o Festival Ferrovias estarão abertas de 20 de junho a 20 de julho de 2023 por meio de formulário. Cada realizador(a) poderá inscrever mais de um filme, porém apenas uma obra será selecionada para participar do evento. Além disso, é necessário preencher um formulário e anexar os documentos exigidos, como RG e comprovante de residência.
Experiência híbrida e inclusiva: conheça o festival
O Festival Ferrovias chega em sua primeira edição com o objetivo de mapear e divulgar produções cinematográficas realizadas por talentosos artistas do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Além disso, o evento também busca dar destaque a filmes que abordem temáticas relacionadas à região. Com uma proposta inovadora, o festival pretende fortalecer a memória do sistema de trens que por tanto tempo atravessou esse território, conectando comunidades e histórias.
Explorando o poder do cinema como forma de preservar narrativas e despertar memórias afetivas, o Festival Ferrovias proporciona uma plataforma para a criação de novas expressões, especialmente sob a perspectiva da juventude.
O Festival Ferrovias contará com uma programação híbrida, combinando atividades presenciais e virtuais. O evento ocupará quatro espaços comunitários no Subúrbio de Salvador, proporcionando uma imersão cultural única. Serão exibidos filmes, realizados debates e promovidas atividades interativas que aproximarão o público do universo do cinema.
Foto em estaque: Flickr/Reprodução/Deputado Rolemberg