Fundação Palmares vai premiar 40 iniciativas da cultura com o valor de 15 mil reais
Concurso visa premiar ações culturais de artistas autodeclarados negros, praticantes das diversas expressões culturais afro-brasileiras
A Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, está promovendo um prêmio exclusivo para reconhecer e valorizar iniciativas da cultura negra no Brasil. O Prêmio Palmares de Arte, que está em sua 3ª edição, tem o intuito de ampliar o acesso, fomentar a produção e difundir as manifestações artísticas afro-brasileiras.
As inscrições acontecem até o dia 03 de agosto, e contemplará 40 iniciativas culturais de artistas negros, praticantes das diversas expressões culturais afro-brasileiras. Serão priorizado candidatos residentes de áreas de vulnerabilidade social, bem como artistas de Comunidades Quilombolas.
Poderão participar maiores de 18 anos, que sejam brasileiros natos ou naturalizados, residentes no Brasil e autodeclaradas negras (pretas ou pardas), ou ainda membros de Comunidades Remanescentes de Quilombo devidamente certificadas pela instituição. Sendo que, cada ganhador receberá como premiação a quantia de R$ 15 mil reais.
Entre as categorias, serão aceitos projetos vinculados a Música, Dança e Artesanato. Além disso, serão premiados também ações de Leitura, Escrita e Oralidade: mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional. Essa iniciativa tem o objetivo de fortalecer a diversidade cultural e promover a igualdade racial no país.
O Concurso é uma iniciativa da Fundação Palmares, que se posiciona comprometida a valorizar a história, o legado e as expressões culturais da população negra brasileira. Além disso, visa combater a discriminação racial e promover a igualdade de oportunidades, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.
A Fundação tem um papel fundamental na promoção e proteção da cultura negra do Brasil. Além do Prêmio Palmares de Artes, a instituição também desenvolve ações como a preservação de patrimônios culturais afro-brasileiros, apoio a artistas e projetos culturais, realização de eventos e festivais, entre outros. Assim, a premiação é uma forma de fortalecer a identidade e o protagonismo dos artistas negros, além de propocionar um ambiente mais diverso e igualitário nas expressões culturais brasileiras.
Para maiores informações e acesso ao edital, consulte o site da instituição.