Flipelô 2023 deve receber 200 mil pessoas; Festival conta com escritores premiados e internacionais
Festival literário traz shows da Orquestra Afrosinfônica e Cortejo Afro
A 7ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) começa amanhã (9) e vai até 13 de agosto, reunindo escritores renomados e emergentes, amantes da literatura e artistas de diversos segmentos em uma vibrante programação cultural.
Pelas ruas históricas do Pelourinho, entre a Praça Municipal e o Santo Antônio Além do Carmo, espera-se a presença de aproximadamente 200 mil pessoas. As ruas e praças serão o palco para uma vasta gama de atividades que incluem apresentações literárias, shows musicais, atividades gastronômicas e muito mais.
Além disso, a festa se estende para além dos espaços oficiais, com a ‘FLIPELÔ+’, uma programação paralela que ocorre em diversos estabelecimentos do Centro Histórico, reafirmando a riqueza cultural do Pelourinho.
Flipelô traz nomes internacionais da literatura
A Flipelô de 2023 vai trazer nomes consagrados da literatura mundial, como o escritor moçambicano Mia Couto e a escritora brasileira Eliana Alves Cruz, vencedora do Prêmio Jabuti 2022.
“A programação vai contemplar essa diversidade de artes, escritores de fora do país, de todas as regiões do Brasil e da Bahia. Será uma grande troca de experiência. Um aprendizado coletivo”, acrescenta Ângela Fraga.
O evento também abre espaço para lançamentos de livros, enriquecendo ainda mais o panorama literário brasileiro. Segundo Ângela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, o evento contempla uma diversidade de artes, e será “uma grande troca de experiência. Um aprendizado coletivo”.
Confira as apresentações musicais do festival
A abertura da festa, nesta quarta-feira, será marcada pelo encantador show de Danilo Caymmi e da Orquestra Afrosinfônica, que acontecerá no Largo do Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado.
Além disso, grandes nomes da música baiana, como Roberto Mendes, Gerônimo Santana e Cortejo Afro, estão confirmados na programação, junto a cerca de 300 artistas locais de diversas linguagens artísticas.
A Festa Literária é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em parceria com o Sesc, apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CCR. Com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBa), e diversos outros patrocinadores e apoiadores, a Flipelô confirma-se como um evento marcante no calendário cultural da Bahia e do Brasil.
Foto: Ricardo Prado / Divulgação