Exposição aborda a vida e a dança como oração
*Por Carol Oliveira
A Casa Sri Aurobindo, em parceria com a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza entre os meses de abril e maio de 2013 a Mostra Rolf Gelewski: a vida e a dança como oração. A exposição pretende, através de registros fotográficos, oferecer um panorama da atuação de um dos pioneiros no ensino da dança na Bahia, o professor Rolf Gelewski.
O HOMENAGEADO: O dançarino, coreógrafo e professor Rolf Gelewski nasceu em Berlim, na Alemanha, onde se dedicou à música, pintura e poesia até chegar à dança, sua grande paixão. Foi dançarino solista e professor no Teatro Metropolitano e desde que começou a estudar, criou suas próprias danças. Em 1960 mudou-se para o Brasil a convite de Edgar Santos, na época reitor da UFBA. Já na instituição, ocupou diversos cargos, assumiu a direção da Escola de Dança até 1965, quando foi substituído por Dulce Aquino, dançarina e professora formada pela escola, foi Dirigente e Coreógrafo do Grupo de Dança Contemporânea e Chefe do Departamento de Integração e Educação Artística, além de ter publicado pela mesma instituição vários trabalhos didáticos para o ensino de dança. “Sua chegada como diretor da Escola de Dança da UFBA em 1960 foi, aos olhos dos alunos adolescentes como eu, uma imagem forte e vigorosa”, é o que diz a Pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA e ex-aluna do homenageado Dulce Aquino, em depoimento que fez parte da mostra. Em 1971, ele fundou em Salvador a Casa Sri Aurobindo, uma associação de caráter cultural, filosófico e de desenvolvimento espiritual, e tempos depois, em 1975, Rolf deixa a universidade para dedicar-se total e exclusivamente ao trabalho da casa. Entre suas maiores contribuições para o campo da dança no Brasil está sua atuação pedagógica, elaborando materiais didáticos que deram estrutura para o primeiro Curso de dança de nível superior do Brasil, tais como Estudos Básicos da Forma, Estudos do Espaço, Composição da Dança, Filosofia da Dança, entre outros.
A EXPOSIÇÃO: Dia 8 de janeiro de 2013, comemorou-se o 25° aniversário de morte de Rolf Gelewski. Com isso, a Casa Sri Aurobindo, fundada por ele, realiza essa exposição a fim de possibilitar às novas gerações de dançarinos e interessados um pouco sobre o que foi a busca e realização do dançarino, coreógrafo e professor Rolf Gelewski. Sob coordenação da diretora da Escola de Dança da UFBA Leda Muhana Lanitelli, da representante da Casa Sri Aurobindo Rosane Dutra e de Rosa Koshiba, professora da Casa Sri Aurobindo, a exposição busca oferecer um panorama da atuação de Rolf a partir de registros fotográficos disponíveis no acervo da Casa, desde o principio de sua atuação na dança, na Alemanha, passando pela fase em que foi professor e coreógrafo da UFBA e quando realizava recitais como solista pelo Brasil e no exterior, além de fotografias de registros pessoais. “Ele foi uma pessoa muito importante para a Escola de Dança da UFBA, porque trouxe não só uma nova visão da dança, como introduziu material didático que ele próprio compilou e pesquisou. Resolvemos fazer uma homenagem a ele junto com a direção da escola de dança e a Dulce Aquino que é pró-reitora e foi ex- aluna”, ressalta Rosa Koshiba, uma das coordenadoras da mostra.