Salvador é sede do I Fórum Internacional Modativismo

O evento tem o intuito de ampliar o protagonismo de mulheres negras no universo da moda

 

forummodativismoGradiente

Acontece em Salvador, entre os dias 20 e 23 de novembro, a primeira edição do Fórum Internacional Modativismo. O evento será realizado no  Teatro do Goethe Institut Salvador e no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e contará com a presença de artistas, lideranças do movimento social organizado, pessoas pesquisadoras e outras personalidades.

Idealizado pela artista baiana Carol Barreto, criadora do projeto e do conceito Modativismo e docente do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA, o evento, que é resultado da primeira disciplina sobre Moda e Ativismo no Brasil (ACCS FCHM51: Modativismo: Processos Criativos Decoloniais), busca ir além dos limites das pesquisas acadêmicas na Universidade, propondo uma atividade de extensão, com o intuito de fortalecer os laços e diálogos com a comunidade de Salvador como um todo. 

“Este é um evento que materializa anos de ativismo no campo da moda, tanto na sua trajetória como artista, como professora e pesquisadora. A criação do projeto Modativismo é uma atividade que nasce do reconhecimento da nossa ancestralidade como lastro para as práticas artísticas, mas acima de tudo é uma oferenda à todas as mulheres negras que conduziram por meio de suas/nossas práticas de resistência esse campo de intelectualidade, por isso construímos mesas basicamente compostas por mulheres negras”, destaca Carol Barreto.

O Fórum Internacional Modativismo tem foco em discussões sobre a relação de pessoas artistas com os territórios de origem, trazendo como referência processos de aquilombamento e reencontros com a nossa ancestralidade e as religiosidades de matriz africana, expressados pela intelectualidade manual e mental presentes na produção do têxtil de mulheres negras.


Para mais informações acesso o site: https://forummodativismo.wixsite.com/forum-modativismo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *