Exposição Internacional “Reverberações – Refletindo a Impressão da Memória Africana” do artista ningeriano Mudi Yahaya chega a Salvador
A exposição traz consigo uma profunda análise sobre as intersecções culturais entre o Brasil e o continente africano.
De 22 de março, até 21 de junho, o público terá a oportunidade de apreciar essa experiência cultural única. Com horário de visitação das 10h às 18h, a mostra está programada para acontecer no Museu da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB).
A exposição representa um testemunho visual da influência dos retornados brasileiros nos países da Nigéria, Benin, Gana e Senegal. Organizada pelo Modern Art Film Archiv de Berlim em colaboração com o Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Consulado Geral da Alemanha em Recife e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB).
A mostra abre espaço para debates e reflexões sobre a presença negra muçulmana, estabelecendo conexões importantes com os Malês e a revolta ocorrida na capital baiana em 1835, as rodas de conversa terão a presença do artista, além de especialistas que dialogam com o tema da exposição.
Rodas de conversas
Tema: A correção política do uso do termo “escravo” – 22/03, 17h – Mudi Yahaya e Prof. Dr. Osmundo Pinho (UFRB)
Tema: A imagem de raízes e pertencimento e por que elas são fundamentais na política de identidade – 23/03., 17h – Mudi Yahaya e Prof. Dr. Samuel Vida (UFBA).
Sobre Mudi Yahaya
Mudi Yahaya é um artista visual que se dedica a explorar identidades africanas híbridas através de diferentes linguagens visuais, moedas e vocabulários. Ele examina como essas identidades se relacionam com questões políticas, filosóficas, históricas, religiosas, de poder, violência, intolerância, gênero e raça, especialmente em um contexto digitalizado de mídia. Seu trabalho também investiga as relações entre imagens e as estratégias de desconstrução pós-colonial e descolonização da identidade africana em ambientes africanos e não africanos. Além disso, ele se interessa por arquivos fotográficos, explorando contra-narrativas e a relação entre esses arquivos e a ideia de nação e identidade nacional.
Serviço
Exposição “Reverberações – refletindo a impressão da memória africana” de Mudi Yahaya
Datas**: de 22 de março até 21 de junho de 2024**
Horário: Das 10h às 18h
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – MUNCAB (R. das Vassouras, 25 – Centro Histórico, Salvador-BA)
Classificação: Livre