“A Serena Onda que o Mar me Trouxe”: cineasta Edson Ferreira estreia documentário que aborda afeto e masculinidade negra
Longa metragem traz a história e relação de afeto do seu pai e seu legado afetivo
Estreia esta quinta feira (11), na Saladearte do MAM, o documentário “A Serena Onda que o Mar me Trouxe”, do cineasta e diretor Edson Ferreira e conta a sua história e do seu pai, homem preto que fez dos olhares de afeto a sua escola de vida fugindo dos estereótipos de violência e se destacando pelo dom em valorizar as pessoas. A produção fica em cartaz até dia 17 de abril e os ingressos estão à venda na bilheteria no valor de R$10.
Logo após a exibição do filme haverá um bate papo com Edson sob mediação do ator Fabrício Boliveira que irão dialogar sobre a produção do documentário que é o primeiro filme dirigido pelo cineasta entrando em circuito comercial. Para Camila de Moraes, CEO da Borboletas Filmes & Pombagens, distribuidora do filme, é muito importante trazer narrativas protagonizadas e realizadas por pessoas negras para as salas de cinema a fim de democratizar o acesso ao público e construir novos imaginários acerca das vidas e narrativas dessas pessoas.
Edson conta sobre a profissão do pai, que era marinheiro e sabia do desafio que enfrentava por assumir hierarquicamente um lugar de destaque, em um espaço predominantemente ocupado por brancos. “Meu pai desafiou a lógica de tudo que uma sociedade opressora espera de um homem negro”. A estética do filme traz o caráter documental que explora a intimidade de uma família com muita sensibilidade, através de fotos, cartas, entrevistas com familiares e amigos, em tom de uma conversa descontraída conhecemos Edson pai e filho.
A Serena Onda que o Mar me Trouxe é uma produção Filmes da Ilha, dirigida por Edson Ferreira e com distribuição da Borboletas Filmes & Pombagens. Os recursos são da Lei Paulo Gustavo, via Edital da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
SERVIÇO
Estreia do filme “A Serena Onda que o Mar me Trouxe” (2023)
Diretor: Edson Ferreira
11 de Abril (Quinta-Feira)
Saladearte MAM: Solar do Unhão – Av. Contorno, s/n – Dois de Julho, Salvador – BA
18h30: Apresentação musical de Rick Carvalho e sua Kora
19h: Sessão do filme
20:30: Bate-papo com o diretor Edson Ferreira e mediação do ator Fabrício Boliveira
Ingressos: R$ 10
Ficha Técnica
Elenco: Carlos Alberto Menezes da Silva, Celeste Maria Menezes da Silva, Edson Ferreira da Silva, Maria Menezes da Silva, Wesley Menezes Guimarães
Roteiro e Direção: Edson Ferreira
Assistência de Direção: Arthur Paiosi
Arte Gráfica: Lidiane Cordeiro
Trilha Sonora Original: Beto Dourah e Fernando Palau
Edição e Mixagem de Som: Alessandra Lima Felix
Motion Graphics: André Rios, Ramon Zagotto e Yago de Vargas
Color Grading e Finalização: Edson Lemos Akatoy
Montagem: Yago de Vargas
Fotografia e Som Direto: Edson Ferreira e Gabriel Dourado