Escritora da Ilha de Itaparica, Aislane Nobre, lança pela Bahia durante novembro o livro “Jimú: Memória das Águas”
A obra “Jimú: Memória das Águas”, da escritora itaparicana Aislane Nobre, será lançada em formato impresso em quatro cidades da Bahia. A estreia acontece no dia 4 de novembro, às 14h, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., na Ilha de Itaparica. O livro é uma imersão nas tradições religiosas afro-brasileiras dos orixás e egunguns, e será distribuído gratuitamente nos eventos e em instituições culturais e educacionais.
O segundo lançamento ocorrerá no dia 9 de novembro, na Casamendoeira, sede da Andarilha Edições, no Povoado do Cruzeiro. No dia 13 de novembro, às 15h, a obra será apresentada no Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO/UFBA), em Salvador. Já em Paulo Afonso, o lançamento está marcado para os dias 22, às 9h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), e 23 de novembro, no Instituto SER TÃO Cultural, Povoado Juá.
A publicação, que mescla memórias e ficção, é inspirada na vida de Edith Nobre, tia da autora, e retrata a trajetória da personagem Jimú, uma menina que vivencia os mistérios da religiosidade afro-brasileira. Aislane Nobre, artista visual e sobrinha de Edith, traz nas narrativas de “Jimú” a essência de suas experiências familiares e culturais. “As histórias de Jimú fazem parte de quem eu sou. Cresci ouvindo e vivenciando essas narrativas”, afirma a autora, destacando a influência das memórias familiares na construção da obra.
SERVIÇO
O quê – lançamento do livro “Jimú: Memória das Águas”, de Aislane Nobre
Quando e Onde – Ilha de Itaparica (04), Povoado do Cruzeiro (09), Salvador (13) e em Paulo Afonso (22 e 23)
Distribuição gratuita da pública nos dias dos lançamentos