Roda de Samba em Homenagem a Riachão Celebra Lançamento de Disco Póstumo

O lançamento do disco incluirá um site com acervo digital da obra de Riachão e três minidocumentários

Nesta quinta-feira (14), às 19h, data em que o icônico sambista Riachão completaria 103 anos, a Cantina da Lua, no Pelourinho, será palco de uma homenagem especial a sua vida e obra. O evento é gratuito, e reúne importantes músicos baianos em uma roda de samba com músicas inéditas do cantor. O projeto terá também o lançamento do disco póstumo “onde eu cheguei, está chegado”, uma obra com dez faixas inéditas de Riachão que chegará ao público nas plataformas de streaming em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba. 

Riachão, falecido em 2020 aos 98 anos, deixou um legado imenso com mais de 500 composições, entre elas “Cada Macaco no Seu Galho” e “Vá Morar com o Diabo”. Em vida, o artista havia planejado a criação do disco, inicialmente intitulado “Se Deus Quiser Eu Vou Chegar aos 100”. Sob a produção musical de Paulo Timor e Caê Rolfsen, o álbum traz dez faixas inéditas, incluindo colaborações com artistas como Roberto Mendes, Juliana Ribeiro e o próprio Neto de Riachão, Taian.

A Cantina da Lua, local da comemoração, era um espaço frequentado por Riachão e pertence ao seu amigo Clarindo Silva, personalidade marcante do Pelourinho. “Este projeto resulta de um senso de compromisso cultural com a Bahia e o Brasil no que diz respeito ao fortalecimento e prolongamento das criações musicais deste grande cantor e compositor”, afirma Joana Giron, da Giro Planejamento Cultural, que liderou a iniciativa.

Em dezembro, junto ao lançamento do disco, será lançado um site contendo um vasto acervo de materiais que ilustram a trajetória de Riachão. Além disso, três minidocumentários dirigidos por Claudia Chávez apresentando os bastidores e os desafios enfrentados na concretização do projeto.

Selecionado pelo edital Natura Musical, o projeto de Riachão integra uma série de iniciativas da plataforma que, nos últimos 18 anos, investiu em mais de 600 artistas e projetos pelo país, destacando talentos como Margareth Menezes e Luedji Luna.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *