Documentário ‘Ilê Aiyê: a casa do mundo’ produzido pela TV Bahia será exibido em evento na Biblioteca Central
Em comemoração ao cinquentenário do Ilê Aiyê, a TV Bahia produziu o documentário Ilê Aiyê: a casa do mundo, que mergulha na história e resistência do bloco afro. O trabalho, realizado por uma equipe jornalística que entrevistou cerca de 60 pessoas, entre personalidades e anônimos, reúne relatos marcantes e imagens inéditas da trajetória do Ilê Aiyê, marcada pela luta contra o racismo e pela valorização da cultura negra.
Dividido em cinco capítulos, o documentário será exibido nas Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). A exibição integra a programação do Novembro Negro da FPC, cujo tema em 2024 é Raízes de Resistência.
No dia 27/11, a partir das 16h, além da exibição de ‘Ilê Aiyê: a casa do mundo’, com a presença dos jornalistas Ricardo Ishmael e Alexandre Lyrio, coordenadores do documentário, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé em parceria com a Biblioteca Central do Estado da Bahia, promove a abertura da exposição: Ilê Aiyê: 50 anos de Resistência Cultural e Ação Educacional e o 1º Ciclo de Palestras – Ecoando a Resistência: 190 Anos da Revolta dos Malês – Legados e Lutas Contemporâneas.
Na mesma data acontece a mesa ‘Herança de Luta: Identidade e Resistência dos Blocos Afro na Bahia’, que contará com Cláudio Souza Araújo, presidente do Malê Debalê, e Antônio dos Santos Vovô, presidente do Ilê Aiyê, trazendo reflexões sobre identidade, pertencimento e resistência, celebrando a história desses blocos que resistem pela preservação da cultura negra no Brasil. A mesa será mediada por Camilla França, jornalista e Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA.