2ª Edição do Observatório Nacional de Teatro para Infâncias e Juventudes acontece em Salvador
Evento inclui conferências, oficinas, mostra de teatro e premiações
Buscando consolidar a Bahia como referência em produção teatral e reflexão crítica, o Observatório Nacional de Teatro para Infâncias e Juventudes realiza sua segunda edição nos dias 19 a 23 de março, em Salvador. O evento gratuito convida artistas, pesquisadores, gestores e educadores de todo o país a dialogarem sobre o papel do teatro para infâncias e juventudes na formação de uma sociedade mais inclusiva e sensível, incentivando a troca de saberes e formação de redes entre artistas.
Antecipando público de 150 participantes presenciais e 2.000 online, o Observatório vai circular por diversos espaços. Com abertura no dia 19/03, às 16h, e espetáculos ao longo da programação no Teatro Sesc Senac Pelourinho, o evento terá Grupos de Trabalho (GT’s) na Aliança Francesa, na Ladeira da Barra, e uma mostra no Espaço de Cultura Casa Preta, no bairro do Dois de Julho. As atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do grupo Teca Teatro e Outras Artes.
Para ter acesso à programação do Observatório gratuitamente, é necessário fazer a inscrição como ouvinte no link: https://tecateatro.com.br/
Atividades
Durante os cinco dias de evento, o Observatório vai hospedar a Mostra Deolindo Checcucci, incluindo apresentações dos espetáculos “Okàn”, do Grupo Teatro da Pedra de São João Del Rey/MG, ”Brum Blaà”, da Cia Catarsis de Jundiaí/SP, “Linhas”, da Cia Zin de São Paulo/SP, “Jhuca Tchutchuca”, da Trupe de Truões de Uberlândia/MG, e “Spectrum”, do coletivo de artistas neurodivergentes de RJ/SC. Todos eles serão encenados no Teatro Sesc Senac Pelourinho.
A parte reflexiva consiste em quatro Grupos de Trabalho orientados em torno dos eixos temáticos Ética, Poética e Estética; Trânsitos e Dissidências; Pedagogia e Produção de Arte e Educação; e Economia da Cultura. Cada um desses GT’s vai incluir conferências e rodas de conversa com especialistas nas respectivas áreas, além de espaços para discutir os espetáculos apresentados durante o Observatório.
Enfatizando o propósito de celebração da arte teatral, a abertura do evento ainda será marcada pela entrega do Troféu Lizete Negreiros. Organizado pelo Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) desde 2020, o prêmio busca homenagear artistas e personalidades que se destacaram no fortalecimento e difusão do teatro para infâncias e juventudes no Brasil. Entre os grupos premiados estão o Grupo de Pernas Pro Ar, de Canoas, Rio Grande do Sul, e o Teatro Faces, de Primavera do Leste e Mato Grosso, além de Deolindo Checcucci.
Teca Teatro e Outras Artes
O Teca Teatro e Outras Artes é um grupo teatral baiano criado em 2003 que produz espetáculos profissionais, dirige uma escola não-formal de artes, realiza um festival anual e desde 2024 organiza o Observatório Nacional de Teatro para Infâncias e Juventudes em parceria com o CBTIJ/ASSITEJ-Brasil em parceria institucional com a escola de Teatro da UFBA e o Grupo de Pesquisa CRICA: Criar para Crianças ligado à UFRB. Tem como principal objetivo a popularização do teatro para crianças e jovens e a organização desse segmento na Bahia, Nordeste e Brasil, estimulando a produção de uma arte que sensibilize e estimule o raciocínio em todas as idades.
SERVIÇO
Observatório Nacional de Teatro para Infâncias e Juventudes
19 a 23/03, às manhãs e tardes
Locais: Teatro Sesc Senac Pelourinho (Largo do Pelourinho, 19); Aliança Francesa Salvador (Av. Sete de Setembro, 401 – Barra) e Casa Preta Espaço de Cultura (R. Areal de Cima, 07 – Dois de Julho).
Evento Gratuito
Informações: observatoriodoteatro@gmail.com / 71 99681-7227 (Whatsapp)