Zuarte Jr. inaugura mostra As Psicletas em Liberdade Desbandeirada
Será aberta nesta segunda, 21, a exposição/instalação As Psicletas em Liberdade Desbandeirada, do artista plástico baiano Zuarte Jr. A mostra, que integra a programação da Bienal da Bahia, traz para a Galeria Esteio, na Escola de Belas Artes, Canela, um conjunto de bicicletas velhas e oxidadas que, na interpretação do artista, se transformam em outros objetos, uma proposta recorrente na carreira de Zuarte.
“Sempre achei a bicicleta um dos design mais elegantes que existe e a comparei, num poema, ao violino chamando-a : …és um violino de rodas… Também por isso, o áudio será entremeado por sons de violinos”, explica o artista, formado pela UFBA.
“É um mantra simbólico visual ao qual recorro sempre” – diz o artista, evocando não só as relações para com a infância, os prenúncios de independência e liberdade, como aponta para a revelação de uma epifania que o voo permite deslindar. Elemento de ligação entre os mundos, representação do onírico, necessidade compensatória para o homem, como nos elucidou Jung.
Referência de equilíbrio e brincadeira na coletividade, a bicicleta é meio de transporte para a vasta população do mundo, sonho e conquista na construção lúdica da criança, estruturando-se ser e cidadão, onde o motor e o combustível são o próprio homem. “As ASAS aqui colocadas são a possibilidade para qualquer desejo, da liberdade sem fronteiras, sem bandeiras”.
Nessa instalação, haverá um áudio com evocações de palavras, poemas, nomes próprios chamados como que de uma câmara de memória do artista, reforçando essa comunhão com o senhor tempo.
A exposição As Psicletas em Liberdade Desbandeirada ficará em cartaz de 21 de julho até o dia 10 de agosto na Galeria Esteio.