Revista Fraude é lançada com show de Nossos Baianos
Por Milena Abreu
O lançamento da 12ª edição da revista Fraude, realizado no Largo Pedro Archanjo, no último sábado, 22, reuniu não somente estudantes e professores da UFBA, mas, também, fãs da banda Nossos Baianos que se apresentou no local. O tema da festa foi cinema, com direito a um mural da fama para os convidados assinarem, uma estatueta do Oscar para tirarem fotos e diversos cartazes de filmes espalhados pelo corredor da entrada. O evento reuniu cerca de 800 pessoas e teve como atração principal o show da banda cover de Novos Baianos, que contou com a participação da cantora Bruna Barreto e do poeta Manuca Almeida.
A revista Fraude é um dos projetos realizados pelo Programa de Educação Tutorial (Petcom) do curso de Comunicação Social da UFBA. O som dos Nossos Baianos foi o maior responsável pela animação do lançamento, levando grande parte do público para a frente do palco. Thiago Kalu, um dos cantores da banda, já estudou na Faculdade de Comunicação (Facom/UFBA), onde graduou-se em jornalismo, e falou sobre a importância de revistas como a Fraude: “A comunidade inteira ganha com esse projeto, principalmente os estudantes… Por ser um projeto deles, há um interesse maior em ler do que por revistas comerciais”.
Os integrantes da banda fizeram visitas à sede do Petcom, onde conheceram os estudantes envolvidos no projeto da Fraude, escutaram histórias e curiosidades a respeito do processo de construção da revista, além de terem visto as edições passadas. Kalu também comentou sobre a participação dos Nossos Baianos em um evento da universidade, algo que, segundo ele, “agrega valor ao grupo, pois é uma chance de trabalhar com um multievento para estudantes, podendo fornecer um preço mais acessível do que o de costume”.
Foi uma surpresa para os organizadores que muitas das pessoas presentes no evento não tinham qualquer envolvimento com a universidade e nem mesmo conheciam a revista. Lorena Macedo, estudante universitária, contou que soube do evento através de amigos fãs da banda. “Não conhecia o projeto da Fraude. Eu sou da UFBA, mas não sabia nada sobre a revista. Gostei de conhecer e adorei a estrutura do evento”, comentou. Já Gabriela Souza, também estudante, soube do evento através do site do Pelourinho e comentou que não tinha visto qualquer outra divulgação a respeito. Gabriela já conhecia a revista, pois havia ido ao lancamento do ano passado, contudo, disse nunca ter visto de fato o produto. “Eu ainda não olhei a revista desse ano também, mas amanhã irei ver”, acrescentou.
Segundo Fabio Sadao, tutor responsável pelo Petcom, a revista manteve as mudanças feitas no ano passado, sendo a principal delas a alteração do projeto gráfico, mas o que realmente é novidade a cada ano são temas da publicação. Para essa Fraude, o tutor falou que o foco esteve na dinâmica da cidade como parte do viés cultural que a revista mantém. A capa, assim como uma das matérias, apresenta a situação das salas de arte do cinema. “Quando a gente está falando de cinema, falamos de espaços culturais que tiveram uma importância dentro da cidade e que hoje é preciso alertar espaços que poderiam estar sento vitalizados e ocupados por novas atividades culturais”, justificou Sadao.