Mostra Universitária Salvador de Teatro reúne produção teatral acadêmica na Ufba
Por Marília Moura*
De 13 a 18 de março, o público baiano pode conferir gratuitamente a produção cênica de alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUfba) e de outras instituições de ensino superior de artes cênicas do Nordeste. Em sua 2ª edição, a Mostra Universitária Salvador de Teatro (Must) dá continuidade à proposta de iniciar o ano letivo na Escola de Teatro com uma mostra da produção artística do ano anterior. A programação do Must Ano 2 é formada por espetáculos teatrais, mesas temáticas voltadas para a formação profissional e atividades formativas. As apresentações serão realizadas no Teatro Martim Gonçalves e na Sala Cinco da Escola de Teatro da Ufba.
Até o momento foram confirmados oito espetáculos que integram a programação da 2ª edição do Must, são eles: Siré-Obá, a Festa do Rei, produção de ex-alunos da ETUfba, dirigida por Fernanda Júlia; Protocolo Lunar, produzido por alunos da pós-graduação da ETUfba e indicado na categoria Espetáculo Infanto-Juvenil para o Prêmio Braskem de Teatro 2011; Meu Nome é Mentira, com texto e direção de Luiz Marfuz, o espetáculo de formatura do curso de interpretação da ETUfba recebeu cinco indicações para o Prêmio Braskem de Teatro 2011; Dois Perdidos Numa Noite Suja, espetáculo da ETUfba que foi vencedor na categoria Revelação (pela direção de José Jackson) do Prêmio Braskem 2010; Partiste, espetáculo de formatura da graduação em Artes Cênicas da Faculdade Social da Bahia (FSBA), vencedor do Prêmio Braskem 2010 na categoria Texto; Breve, peça produzida por ex-alunos da ETUfba; Latumia, espetáculo oriundo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Unesb) e a peça Longe, produção da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
É válido destacar que todas as apresentações e atividades do Must Ano 2 tem acesso gratuito. As senhas para ter acesso aos espetáculos serão distribuídas uma hora antes da apresentação, na bilheteria do local. Os interessados em participar das atividades formativas devem acessar o regulamento que está disponível no blog do evento.
1ª edição – A coordenadora-geral do Must, Susan Kalik, explica que a Mostra Universitária Salvador de Teatro surgiu em 2009, a partir de um convite feito pelo diretor da Escola de Teatro da Ufba, Daniel Marques, para realizar uma mostra com os espetáculos da Escola. “Havia ali a vontade de difundir a produção universitária baiana, oportunizando a troca de saberes e fazeres artísticos. E como ex-aluna vi a chance de viabilizar um momento de convergência das produções universitárias, onde pudéssemos trocar experiências e comungar os nossos projetos com a comunidade, acadêmica ou não”, declarou ela.
Em sua primeira edição, o Must reuniu nove espetáculos, oriundos da ETUfba e da Faculdade Social da Bahia. A programação também contou com mesas temáticas e oficinas, resultantes da parceria com a Cooperativa Baiana de Teatro.
Trocas – Difundir a produção artística universitária, fomentar a formação de plateia e favorecer o intercâmbio de experiências entre a Bahia e outros estados brasileiros são alguns dos objetivos do Must. Para Lucas Lacerda, graduado em artes cênicas pela ETUfba, a mostra universitária pretende ser mais do que uma vitrine de artistas para ser também um espaço de trocas entre pesquisas ligadas à academia e ao labor do teatro em contínuo processo de investigação. “O espaço proposto estimula a integração entre alunos, professores e formandos, da Ufba e fora dela. Considerando o fato de que o cenário artístico-universitário atual carece bastante dessa integração, visualizo a mostra como algo pertinente e necessário”, afirma. Segundo Lucas, o Must promove uma mistura de gerações, regiões e discursos que incentiva questionamentos, provocações, surpresas e a ampliação de um conhecimento por meio do recorte do que está sendo feito e pensado em outros grupos e universidades, “o Must consegue aproximar as redes teatrais do nordeste a partir do trânsito entre diversas linguagens e realidades”, declara.
Lucas participa do Must Ano 2 como ator, oficineiro e produtor do espetáculo Meu Nome é Mentira. Ele explica que o Must foi o primeiro convite que o espetáculo recebeu após o cumprimento da sua temporada obrigatória como peça de formatura dos alunos do bacharelado em artes cênicas da Ufba. “Essa mostra, sem dúvidas, está contribuindo para a continuidade do espetáculo no circuito artístico profissional de Salvador. A 2ª edição do Must parece propor esse espaço de visibilidade e diálogos artísticos entre a universidade e o mercado cultural”, observa. “Para mim será uma experiência muito rica apresentar o que eu estou produzindo e como estou pensando o teatro no momento (recém graduado em artes cênicas), assim como perceber diferentes olhares e produtos artísticos de outros contextos. Atividades e ações como essas são imprescindíveis para uma formação universitária e o desenvolvimento de uma carreira profissional”, destaca Lucas Lacerda.
Novos Horizontes – Este ano o Must amplia seu horizonte e abarca produções de outros estados. Em sua segunda edição, com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, além da produção da Escola de Teatro da Ufba, o Must trará espetáculos de outras instituições e até de outros Estados do Nordeste. “Caminhamos com o Must para que ele se firme como um importante momento da vida acadêmica e cultural da Bahia, fazendo frente no que tange a uma mostra de teatro universitário brasileira, com o objetivo de calendarizar o evento, para que a Bahia faça jus ao seu histórico de formação teatral”, ressaltou a realizadora do evento, Susan Kalik.
Serviço
O que: Mostra Universitária Salvador de Teatro – Must Ano 2
Onde: Teatro Martim Gonçalves e Escola de Teatro da Ufba
Quando: 13 a 18 de março
Quanto: Grátis
Tel.: 71 8760-6074 / 3497-5000
Email: mustsalvador@gmail.com
Site: http://mustsalvador.blogspot.com/
Realização: Escola de Teatro da Ufba e Kalik Produções Artísticas
* Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom