Maio da Diversidade tem início com lançamento do livro “Caças e pegações on line”

Primeira atividade do “Maio da Diversidade” contou com palestra do pesquisador e autor do livro Gilmaro Nogueira e apresentação da drag queen  Aimée Lumiére

Por Rafaela Souza

+ Saiba Mais: Grupo Cultura e Sociedade promove Maio da Diversidade

Como parte da programação do “Maio da Diversidade”, o CUS (Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade) promoveu, na última sexta-feira (06/05), no auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF3), o lançamento do livro “Caças e pegações on line: subversões e reiterações de gêneros e sexualidades”. Durante a atividade, foi realizado debate com o autor da publicação, Gilmaro Nogueira, e com o professor e coordenador do CUS Leandro Colling, que trouxe abordagens relacionadas aos estudos Queer. O evento contou, ainda, com performance da drag queen Aimée Lumiére.

O livro resultou da dissertação de mestrado de Nogueira desenvolvida no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA (Poscultura). A pesquisa foi realizada a partir do método da “netnografia”, que consiste na vivência e submersão online. Durante esse período, foram analisados 172 perfis de chats e sites de relacionamento, com o objetivo de observar as práticas sexuais masculinas e as narrativas associadas a elas.

capa_caças e pegações online_240216

A pesquisa foi orientada pelo pesquisador Leandro Colling, que assina o prefácio da publicação. Colling destacou a importância da obra para os estudos Queer, com o diferencial de adotar uma abordagem que investe na análise profunda dos indivíduos em detrimento de classificações, comuns em alguns estudos de gênero.

“A forte crítica aos gêneros sexuais, como ele pensou esse recorte de como os homens héteros procuram sexo com outros homens. O rompimento do ideal da heterossexualidade, a partir de suas fraturas e diversidades. O maior  achado da pesquisa, homens que gostam penetrar mulheres e de serem penetrados por outros homens e se consideram héteros, os héteros passivos. Ele tem o cuidado de entender a complexidade do campo, não tomando partido disso ou daquilo”, argumentou Leandro Colling.

A análise identificou um grande número de homens que desobedece e subverte as regras sociais. Segundo Nogueira, o que chamou atenção foi o grande número de sujeitos que demandam relações amorosas e práticas sexuais anais e que se identificam como heterossexuais. “A tarefa da pesquisa foi a de não apenas entender porque esses homens não se assumem homossexuais, mas também utilizar desses exemplos para questionar a divisão heterossexual versus homossexual e apontar que essas práticas questionam essa divisão”, relatou o autor.

Nogueira explicou ainda que as narrativas identificadas no estudo demonstram que nem tudo é apenas subversão e, por isso, muitos discursos também refazem as convicções de gênero que violentam e hierarquizam sujeitos. A grande colaboração da pesquisa, segundo o autor, é observar as transformações que estão ocorrendo não apenas entre as homossexualidades, mas fundamentalmente entre as heterossexualidades, identificadas como diversas na própria pesquisa.

Gilmaro Nogueira é psicólogo, especialista em Estudos Culturais e em Consumo e Consumidores de Álcool e outras Drogas e mestre pelo Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa CUS (Cultura e Sexualidade), é também colunista do Blog Cultura e Sexualidade – Ibahia e coordenador de grupo de atendimento psicológico para pessoas LGBTs. O livro de 312 páginas foi publicado pela editora Multifoco e pode ser adquirido através da loja online do autor ou da própria editora.

A próxima atividade do Maio da Diversidade será realizada no dia (17/05), às 17h, no auditório do PAF III, com homenagem ao premiado escritor, jornalista e dramaturgo Caio Fernando Abreu. O evento  contará com uma mesa-redonda, a leitura da nova peça teatral de Djalma Thürler e a exibição de filmes de curta-metragem inspirados nas obras de Caio.

 

Fotos: Luiza Leão e Kelven Figueiredo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *