Mostras de arte, dança e música marcam festa realizada pela Agência Experimental
Quem passou perto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia na última sexta-feira (17), pôde perceber uma agitação diferente. Veteranos e calouros confraternizaram ao som de muito rock, rap, regados a feijão e cerveja gelada. Mostras e apresentações artísticas também fizeram parte da festa AgenciAção, dando boas vindas aos estudantes recém chegados. O evento foi promovido pela Agência Experimental em Comunicação e Cultura.
A terceira edição do AgenciAção contou com a participação de equipamentos culturais mapeados pelo Observatório Universitário da Cultura Popular. O auditório da Facom recebeu o Professor José Eduardo Ferreira e o artista plástico Mestre Ray para um bate papo com os alunos. Eles também trouxeram uma amostra das obras que compõem o Acervo da Laje, que reúne trabalho de diversos artistas das periferias de Salvador.
O professor José Eduardo ressaltou a importância do evento, pois, segundo ele, é uma forma de aproximar a academia da produção artística feita por artistas da periferia. “Faz parte da universidade criar um diálogo com os grupos e artistas da cidade como um todo. O acervo, por exemplo, foi mapeado pela Agência Experimental, eles vão lá, a gente vem aqui, então vai criando uma coisa bonita que é a cidade encontrando a universidade e vice-versa. É muito importante para quem está chegando agora na universidade perceber, se dar conta dessa diversidade”, pontuou.
A dança contemporânea também teve lugar de destaque durante o evento. Ao ritmo dos tambores, o Grupo 100% Afro-indígena, dos Alagados, chamou atenção pela performance e convidou a todos para entrar na roda e dançar. A caloura de jornalismo Debora Rezende, 19, disse ter adorado a palestra e a apresentação de dança dos meninos. Ela destacou que os eventos realizados na Semana do Calouro foram muito interessantes, pois possibilitaram uma maior integração entre os estudantes da faculdade. “A gente pôde interagir com os colegas, saber como funciona a faculdade. A gente não tinha noção da sua amplitude”, disse.
No pátio da Facom o rap da banda Saca Só e o pop-rock da Ex 29 agitaram ainda mais o público presente que saboreava o feijão, tomava uma cervejinha ou simplesmente curtia o som.
Organização
O evento foi todo organizado pelos integrantes da Agência Experimental com o objetivo de trazer grupos mapeados pelo Observatório Universitário da Cultura Popular. A festa divulgou para os novos e velhos alunos da Facom o trabalho desenvolvido pelos membros da Agência. “Nós queremos divulgar nosso trabalho para chamar a atenção dos calouros e consequentemente possa despertar o interesse deles em fazer parte da Agência também”, disse Emile Conceição, uma das integrantes da Agência Experimental.
O próximo AgenciAção já tem data para acontecer: durante o Encontro Nacional de Produção Cultural, em outubro.