Edição do Cine-Debate exibe filmes de países africanos de língua portuguesa
O evento é promovido pelo grupo de pesquisas Discursos de Migrações e acontece na Sala de Arte e Cinema da UFBA.
Por Glenda Dantas
O Cine-Debate África-Bahia promove, nesta quinta-feira, 15, mostra de filmes de países africanos de língua portuguesa. O evento acontece às 9hs na Sala de Arte Cinema UFBA no PAC – Pavilhão de Aulas do Canela. Na mostra serão exibidos os documentários O Grande Bazar e Ferro em Brasa, ambos dirigidos por Licínio de Azevedo. A entrada é gratuita.
O evento é realizado pelo grupo de pesquisa Discursos de Migrações, Êxodos e Retornos, Trânsitos e Trocas Culturais em/entre Países de Língua Oficial Portuguesa em Contextos de Globalização e Pós-Colonialidade.
Ricardo Rangel – Ferro em Brasa
Ricardo Rangel, fotógrafo, 80 anos, é o símbolo vivo da geração que no fim dos anos 40 iniciou as primeiras denúncias contra a situação colonial. Enquanto fotografava a cidade dos colonos, Ricardo revelava a desumanidade e a crueldade do colonialismo. Desde então até ao fim da guerra civil pós-independência, ele fotografou 60 anos da história de Moçambique. Neste filme, o fotógrafo conduz os telespectadores pela sua vida e obra, onde a cidade de Maputo, a boêmia e o jazz tem um lugar especial.
O Grande Bazar
O Grande Bazar é um filme moçambicano de ficção. Conta a história de dois meninos com experiências e objetivos diferentes que encontram-se num velho mercado africano. Um deles procura trabalho para readquirir o que lhe foi roubado e poder voltar para casa; o outro chega até mesmo a roubar para não ter que viver com a família. Apesar destas diferenças, eles tornam-se amigos e juntos reinventam o mundo.