Abertura de exposição organizada pela PROEXT ocorre no TCA
A exposição marca a conclusão do projeto UFBA/MAP e ficará aberta à visitação de 6 a 14 de dezembro
Por Greice Mara
Ocorre nesta segunda-feira, 5, a abertura da exposição “Popular/moderno, cidade/universidade: 70 anos em discussão”. A abertura está prevista para acontecer às 19h no Foyer do TCA e a exposição ficará aberta à visitação de 6 a 14 de dezembro das 12 às 18h.
A exposição teve incentivo da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e marca a conclusão do projeto “UFBA / MAP”. Neste projeto foi feito um mapeamento documental da relação UFBA, sob o reitorado de Edgar Santos e o Museu de Arte Popular (atual Museu de Arte Moderna), sob a direção de Lina Bo Bardi.
Sob a coordenação da professora Júnia Mortimer, da Faculdade de Arquitetura, a equipe de bolsistas da PROEXT mapeou uma variedade de documentos, em vários acervos públicos da cidade. O material foi organizado e catalogado num meta-acervo digital a ser aberto a consulta pública no site da PROEXT.
Além disso, o material mobilizou instigantes conexões entre temas, fatos, personalidades, instituições e questões as quais a exposição procura apontar como pistas para uma reflexão crítica sobre a história da UFBA em suas relações com a arte, o museu, a cidade e a cultura popular.
O projeto integra o “Programa de Apoio às Comemorações UFBA 70 ANOS”, o qual deu ênfase às iniciativas artísticas e culturais de docentes, servidores e estudantes como forma de difundir as produções artísticas universitárias, promover o incremento da vida sócio-recreativa na UFBA e da frequência de público externo nos nossos campi.