Designer portuguesa fará palestra sobre uso de infográficos no jornalismo
O evento promovido pelo Correio* acontece na Faculdade de Comunicação da UFBA e conta com o apoio do GJOL
Por Kelven Figueiredo
Nesta quarta-feira, 25, às 14h30, a designer portuguesa Mariana Santos estará na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM | UFBA), sala 03, para realizar a palestra “Visualizações interativas: infografia e dados para contar histórias”. O evento tem o apoio do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL) da FACOM | UFBA, e é promovido pelo Jornal Correio*, onde Mariana Santos está desenvolvendo trabalho de consultoria.
Mariana Santos iniciou sua carreira profissional no jornal The Guardian, de Londres, e trabalhou no projeto do Wikileaks. Hoje, ela é co-fundadora e CEO da Unicorn Interactive, uma startup de jornalismo digital, e também fundadora e CEO do Chicas Poderosas – uma comunidade digital que tem como objetivo incentivar mulheres a trabalhar com tecnologia e mídia.
Em 2016, a designer integrou a equipe de infografia dos jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e, até o mês de agosto, foi diretora de animação e interatividade da Fusion Media (EUA) e professora de Inovação na Florida International University. Antes, foi bolsista Knight na Universidade de Stanford e trabalhou em diversos países na América Latina como Knight International Journalism Fellow.
GJOL – O GJOL é pioneiro no Brasil por desenvolver pesquisas no campo do jornalismo on-line desde 1995, inicialmente conduzidas pelos professores Marcos Palacios e Elias Machado. Atualmente coordenado por Suzana Barbosa e Marcos Palácios, o grupo está inserido ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM / UFBA, também como parte integrante do Centro de Estudos de Cibercultura.
A palestra é aberta a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, jornalistas e público em geral interessado no tema. Não é necessário fazer inscrição e a entrada é gratuita.