Escola de Belas Artes promove palestra sobre releituras de Rembandt
21 pinturas em acrílico foram produzidas no período de um ano pelo artista Olímpio Ribeiro
Por Rafaela Fleur
Acontece, na próxima quarta-feira, 29, a palestra “A carne da interface: uma releitura de Rembandt”. O evento acontece na Sala 5 da Escola de Belas Artes da UFBA (EBA), localizada no Canela. Ministrada pelo artista visual Olímpio Ribeiro, o objetivo da palestra é relatar o processo criativo de Ribeiro nas releituras das obras de Rembandt, buscando um novo olhar sobre reproduções virtuais do artista holandês. A primeira apresentação terá início às 10h30 e a segunda às 13h30.
Segundo o Ribeiro, a poética se inicia na observação da carne representada nas pinturas de Rembrandt, pintor e gravador considerado um dos maiores nomes da história da arte européia e o mais importante da história holandesa. Além de artista visual, Ribeiro é mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Exibidas na interface digital, as obras se distorcem a cada vez que são capturadas pelo computador que as exibe. O conjunto desta produção soma vinte e uma pinturas em acrílico sobre tela e eucatex, executadas entre 2013 e 2014, cujo processo criativo envolveu diversas aplicações da tinta com pincéis e instrumentos abrasivos adaptados. Dessa série, dezoito foram esboçadas imediatamente com pincel no suporte final.
O evento é tem entrada gratuita e é aberto ao público.