Forró para além do São João
Há, pelo menos, três grupos que oferecem aulas de forró a preços acessíveis na UFBA
Por Greice Mara
No último sábado, 17, a Agenda acompanhou a aula inaugural do Forró Raízes, um dos três grupos que ministram aulas um grupo de forró na UFBA. O grupo foi formado em 2014, por ex membros do ForroZeando – outro grupo que também tem turmas na universidade. O Forró Raízes é coordenado por João Carvalho e suas aulas ocorrem na Faculdade de Medicina da UFBA (FAMEB), no Canela.
O valor das aulas, por mês, é de R$ 70,00, mas o grupo oferece desconto de 50% para alunos da UFBA e seis bolsas integrais para bolsistas da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE). As turmas têm limite de 20 alunos, mas todo mês uma nova é aberta.
João Carvalho relata que, entre os fatos momentos mais marcantes da trajetória do Forró Raízes estão os convites recebidos para ministrar aulas em algumas cidades do interior e até em países da Europa.Em 2015, o grupo esteve em países como Alemanha, França e Suíça. “Graças a nossa parceria com a UFBA, nosso grupo já conseguiu percorrer uma pequena parte do mundo”, conta.
Entre as vantagens de dançar forró, o administrador Antônio da Silva e o analista de sistemas Carlos Dias, são unânimes em citar a sociabilidade como principal. Carlos, que costumava ser uma pessoa caseira, conta que após começar as aulas, passou a frequentar mais festas e a conhecer mais pessoas. Antônio, por sua vez, conta que sua relação com as pessoas melhorou consideravelmente.
Mas os benefícios que a prática do forró promove não param por aí. Para o administrador,, a atividade ajuda a diminuir ansiedade e o estresse, além de ser uma atividade físicaque trabalha expressão corporal e respiração. Ele conheceu o Forró Rízes Grupo através de uma oficina ministrada por João Carvalho na Caixa Cultural há menos de um mês e, desde então se tornou praticante da dança.
O coordenador do grupo, João Carvalho e o aluno Carlos Dias também acreditam que a dança pode influenciar na postura e na percepção de espaço.
Integração com a comunidade – Embora as aulas aconteçam no espaço da universidade, também podem participar pessoas que não façam parte da comunidade acadêmica.. Para Antônio, isso é importante o conhecimento não ficar restrito à UFBA e a Universidade tem a oportunidade de mostrar sua responsabilidade social ao promover uma participação considerável da comunidade externa. Já Carlos crê que o fato de a Universidade abrir as portas para quem é de fora é fundamental para o desenvolvimento cultural dessas pessoas.
A metodologia do Forró Raízes funciona da seguinte forma: Um grupo de monitores atendem aos alunos mais novos, pertencentes à turma geral que ocorre aos sábados das 14h às 15h30. Após, mais ou menos, dois meses, os alunos que obtiverem maior avanço nessas aulas, são realocados para formarem a turma intermediária que também tem aula aos sábados, só que de 16h às 18h. “Cada aula prevê a configuração de figuras de passos e trabalhos de percepção física diferentes. Basicamente, depois de uma aula de 90 minutos, o aluno sai sabendo dois movimentos e dois novos giros para serem incorporados ao nosso estilo de dança”, conta João.
Após a conclusão dos dois níveis o aluno tem a oportunidade de preparação como monitor, professor e até músico do grupo, passando por um treinamento dirigido a pedagogia.
Outros grupos de forró na UFBA
Forró do 4° andar – A ideia de promover as aulas partiu do Diretório Acadêmico Jayme Bandeira, do curso de Odontologia, em outubro de 2014. A intenção era de ensinar um ritmo nordestino aliado a preços acessíveis não só para os estudantes de Odontologia como também para o público externo. Desde 2015 não há mais a parceria com o DA – por isso a mudança de Forró do Seu Jaime para Forró do 4° andar – o nome atual é uma referência ao andar onde fica a sala em que ocorrem as aulas.
As aulas continuam ocorrendo na Faculdade de Odontologia da UFBA, no Canela, aos sábados das 9h às 11h, com as turmas do básico I e II e das 11h às 13h, é a vez da turma do intermediário I e II. O valor mensal é de 30 reais
ForroZeando – Quando o assunto é aula forró na UFBA – e até mesmo em Salvador, é impossível não falar sobre o ForroZeando, até porque o grupo é um dos pioneiros no tema. Em meados de 2001, o mineiro Fabiano Rodrigues, apaixonado pelo forró pé-de-serra, passou a dar aulas de forró em algumas academias soteropolitanas – Ebateca, Asbac, Dance e Templo.
Desde 2006, o ForroZeando passou a utilizar o espaço da UFBA para promover suas aulas, sob a coordenação de Helber Crisnan, irmão de Fabiano. As aulas, que já chegaram a ocorrer no Instituto de Biologia (Ibio), acontecem no Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (PAF I) com turmas aos sábados pela manhã e pela tarde. As turmas são divididas em três níveis: básico, iniciante e intermediário. A mensalidade é de R$70 por mês.