Aula pública discute a relação entre raça e cultura no contexto português
A aula pretende dar alguns exemplos sobre os estudos que foram realizados sob a visão antropológica na primeira metade do século XX em Portugal
“Raça e cultura: um estudo a partir da história da antropologia em Portugal”. Esse é o título da aula pública de Patrícia Ferraz de Matos, que acontece nesta terça-feira (4), às 9h, no Auditório Milton Santos, Centro de Estudos Afro Orientais-CEAO.
A aula pretende dar alguns exemplos sobre os estudos que foram realizados, ou promovidos, sob a visão antropológica, na primeira metade do século XX em Portugal. Mostrando o modo como a antropologia se articulava com outras disciplinas, como estudava o ser humano, que áreas foram privilegiadas e de que modo foram articulados os dados biológicos, sociais e culturais, privilegiando ora uns, ora outros, num jogo de forças, influenciado também pelo campo político, pelos desígnios nacionais e pelo contexto internacional.
Patrícia Ferraz é antropóloga do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. O evento tem o patrocínio do Pós-Afro, do PPGA e a colaboração da linha de Pesquisa em Estudos Africanos do Pós-Afro.