Projeto Guardiões da Chapada é selecionado em edital do Instituto Serrapilheira
O projeto de Ciência Cidadã Guardiões da Chapada, vinculado ao INCT em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), do Instituto de Biologia da UFBA, foi selecionado em chamada pública do Instituto Serrapilheira. O projeto foi uma das 50 propostas selecionadas entre as mais de 800 recebidas de todo o Brasil.
O Guardiões da Chapada é coordenado por Blandina Viana e Caren Queiroz, pesquisadoras do IN-TREE, e tem como objetivo monitorar a interação entre plantas e visitantes florais na Chapada Diamantina, além de contribuir com a disseminação do conhecimento científico sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos.
A proposta escolhida pelo instituto foi submetida por Caren Queiroz, e trata sobre estratégias de promoção do voluntariado científico e elaboração de projetos de ciência cidadã com foco na democratização do conhecimento científico.
Agora, os selecionados vão participar de duas fases do edital Camp Serrapilheira: a primeira consiste num evento sobre formas inovadoras de divulgação científica que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de setembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e a segunda será a seleção de projetos que poderão ser apoiados com até R$100 mil pelo Instituto Serrapilheira.