Banda independente Tangolo Mangos lança seu primeiro álbum; ouça
Quatro dos cinco integrantes do grupo são estudantes da UFBA
Por Lua Gama
Uma mistura de rock psicodélico, música brasileira, ritmos regionais nordestinos, com uma sonoridade atrelada ao lo-fi. Assim é o álbum musical Mangas a Caminho da Feira nº1, EP de estreia da banda Tangolo Mangos, lançado nas plataformas digitais no dia 20 de março.
O disco foi feito inteiramente de forma independente pelo grupo e possui seis faixas autorais inéditas.
A maior parte do material foi gravado em um sítio em Euclides da Cunha, interior da Bahia, no qual a banda passou cerca de 10 dias se dedicando às composições. Toda a engenharia de som, desde a captação de áudio, produção de arranjos até a mixagem, foram realizadas pela própria banda. Já a pós-produção do material do disco foi feita por Rob Grant, do Poons Head Studios (Austrália), responsável por finalizar trabalhos das bandas australianas Tame Impala e Pond. Essa produção, resultou em um trabalho sonoro com uma estética caseira.
Todas as despesas do disco foram custeadas através de uma campanha de financiamento coletivo realizada ano passado, pelo estudante da Faculdade de Comunicação da UFBA e integrante do grupo, Felipe Vaqueiro. A ideia em fazer a campanha surgiu quando ele cursava a disciplina do curso de Produção Cultural, COM136 – Oficina de Planejamento e Elaboração de Projetos Culturais, ministrada pelo prof. Adriano Sampaio.
“Eu diria que é um disco eclético, que experimenta diversas possibilidades baseadas nas influências da banda. Tudo isso com uma sonoridade mais caseira”, diz Felipe sobre o que o público pode esperar do trabalho.
Criada a partir da ideia de realizar gravações caseiras, a banda era um projeto virtual solo de Felipe Vaqueiro, iniciado na plataforma online de compartilhamento de áudio SoundCloud em 2016. Em 2017, a iniciativa se consolida e se configura na banda atual, realizando os primeiros shows e apresentações ao vivo em Salvador.
A banda é composta pelos estudantes da UFBA Felipe Vaqueiro (vocal, guitarra, violão, bandolim); João Antônio Dourado (bateria e percussão); João Denovaro (vocal, baixo, percussão); Pedro Viana (vocal e guitarra) e também Brian Dumont (sintetizador e percussão) que não faz parte da instituição.
O álbum pode ser acessado no YouTube e nas plataformas de streaming Spotify, Deezer e SoundCloud. Também está disponível para download gratuito no BandCamp.