3ª Mostra Gráfica de Gravuras acontece no Museu de Arte Moderna
A exposição anual pretende vitalizar a circulação de novos artistas e estimular um novo relacionamento com o público
Por: Glenda Dantas
O Museu de Arte Moderna (MAM) sedia, até o dia 01 de Outubro, a 3ª Mostra Gráfica de Gravuras. O projeto promove uma exposição anual, que envolve os participantes, cooperativamente, desde a produção do material gráfico, distribuição e divulgação da Mostra e propõe valorizar a gravura e produção, com todas suas técnicas complexas, cuidadosas e laboriosas. O grupo de expositores deste ano, formado por professores e alunos da Escola de Belas Artes da UFBA, pretende vitalizar a circulação de novos artistas e estimular um novo relacionamento com o público.
Em todas as edições, o grupo objetivou uma mobilização em prol da pesquisa, da experiência, do trabalho artístico em equipe e de uma produção ativa e constante. A 3ª Mostra Gráfica acontece com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária-UFBA, através do edital PIBExA 2017, de apoio à experimentação artística, tendo curadoria dos professores da EBA Evandro Sybine e Raoni Gondim.
A Mostra conta também com o apoio do MAM, Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT) e Governo do Estado para realização da exposição na Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia. Esse ano, a Escola de Belas Artes da UFBA celebra seus 140 anos com forte tradição na gravura brasileira e é, por mais de um século, o espaço em que grandes nomes artísticos brasileiros movimentam a cena cultural baiana e brasileira.
Edições Anteriores
Na sua primeira edição, em 2015, a Mostra Gráfica esteve aberta a todos os interessados e contou com apoio e curadoria do Professor Evandro Sybine. A 1a Mostra Gráfica reativou a Galeria do Aluno, localizada no casarão da EBA, espaço que recebeu diversos artistas, entre eles grandes nomes da arte baiana como Baldomiro Costa, Juarez Paraíso e Marepe.Desde sua reabertura, volta a ser local de exposições com força e constância.
Em 2016, a 2a Mostra Gráfica, que aconteceu na Galeria Pierre Verger, na Biblioteca Central dos Barris, contou com edital divulgado nas redes sociais e nos pavilhões da UFBA. Após a seleção das obras pela equipe organizadora, os artistas selecionados foram convidados a produzir todo o material de comunicação da Mostra, criar a arte de divulgação, elaborar textos, revelar telas, imprimir catálogos, convites e banners, montar a exposição e vender as obras. Todo o processo foi elaborado para desenvolvimento pessoal e coletivo, garantindo aprendizado e experiência aos artistas envolvidos e ao público alcançado.
A 3a Mostra Gráfica está aberta para visitação de terça a sexta, das 13h às 19h, e domingos e feriados, das 14h às 19h. A Capela do MAM está localizada na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), s/n, Solar do Unhão – Salvador (BA). A mostra conta com entrada franca e é aberta para todas as idades.