Circuito Labfoto apresenta produção discente e propõe debate sobre fotografia
Por Itamar Ferreira* com informações do Labfoto
Em dezembro o Labfoto da Universidade Federal da Bahia (Ufba) preparou um Circuito com duas exposições, uma projeção em praça pública e um café fotográfico, que pretende ocupar diferentes espaços da cidade, ressaltar a produção e promover as discussões sobre a fotografia contemporânea.
A programação do Circuito Labfoto começa hoje (07) com a vernissage da exposição Espetáculos do Corpo, que fica em cartaz no Ciranda Café até o dia 22 de dezembro, onde fotógrafos da própria equipe do Labfoto expõem resultados dos últimos 2 anos, com representações do corpo em performances de dança e teatro. No dia 09 de dezembro, acontecerá a projeção do Olhos da Rua 12.
Sobre Espetáculos do Corpo, o Coordenador acadêmico do LabFoto, professor José Mamede, expressou no texto de apresentação: “Quando a superação dos limites técnicos permitiu qua a fotografia se unisse às artes cênicas, não houve mais divórcio. Imagem fotográfica e espetáculos de teatro ou dança completaram-se como se tivessem sido feitos um para o outro”.
O gestor de projetos do LabFoto, Carlos Lopes, explicou o processo de criação desse circuito através da Extensão Universitária do LabFoto. Segundo o gestor a cada semestre do ano letivo dos cursos de Jornalismo e Produção em Comunicação e Cultura, o Labfoto promove atividades que estimulam o desenvolvimento de alunos-monitores do laboratório que se mantém em desenvolvimento por até quatro semestres em atividades vinculadas ao Laboratório de Fotografia. Os monitores são selecionados a cada semestre, após terem realizado a disciplina obrigatória: COM112- Oficina de Comunicação Audiovisual (Módulo de Fotografia). Para Carlos Lopes o LabFoto é um “cenário de aprendizagem da técnica, da criatividade, conceitos e leituras da fotografia contemporânea, os monitores vivem experiências práticas dentro do ambiente da Ufba e, também estendidos à comunidade”.
No dia 14 de dezembro será a terceira edição do Café Fotográfico, com a presença da fotógrafa Isabel Gouvêa e do professor de fotojornalismo e fotógrafo, Rodrigo Rossoni. Promover o intercâmbio cultural e interações profissionais sobre a fotografia contemporânea é um dos principais objetivos do evento. O Café Fotográfico 3 terá a mediação do coordenador do Labfoto, José Mamede, o debate com a palavra e o olhar de Isabel Gouveia e as experiências acadêmicas do professor Rodrigo Rossoni.
No dia 15 de dezembro acontece a vernissage da exposição Boneca Sai da Caixa, no Foyer do Espaço Xisto Bahia, que ficará em cartaz até o dia 15 de janeiro de 2012. A exposição traz o resultado do trabalho de diferentes equipes de monitores do Labfoto, que por 5 anos consecutivos faz a montagem de um estúdio no vão livre do Teatro Castro Alves (TCA) para fotografar as bonecas no Dia do Orgulho Gay em Salvador. O projeto, iniciado em 2007, tem apoio logístico do TCA e dialoga com a ainda polêmica questão da sexualidade, tema-tabu que desde sempre esteve presente na história da fotografia.
Serviço
Realização: Labfoto (Facom/Ufba)
Produção: Oficina de Produção Cultural (Facom/Ufba)
Exposição Espetáculos do Corpo
Abertura: 07 de dezembro, às 19h
Visitação até 22 de dezembro
Ciranda Café (Rio Vermelho)
Rua Fonte do Boi, n. 131
Olhos da Rua 12
09 de dezembro, às 21h
Praia dos Livros (Porto da Barra)
Café Fotográfico
14 de dezembro, às 19h – vagas limitadas e Inscrições gratuitas (clique)
Ciranda Café (Rio Vermelho)
Rua Fonte do Boi, n. 131
Exposição Boneca Sai da Caixa
Abertura: 15 de dezembro, às 19h
Visitação até 15 de janeiro de 2012
Foyer do Espaço Xisto Bahia (Barris)
Com informações do Labfoto
*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom