Terceira edição da Radiografia Urbana explora urbanidade e seus símbolos
Exposição conjunta de Rogério Gomes e Vera Gamma é resultado de mais de três décadas de parceria
Por: Lucas Arraz
Chega a Salvador, no próximo dia 06 de julho, a exposição ‘Radiográfica Urbana III’. A mostra propõe um olhar aprofundado sobre as transformações urbanas na perspectiva antropológica. A mostra itinerante já passou por São Paulo e pela capital alagoana e agora, em sua terceira edição, chega , na Galeria dos Novos do Museu de Arte Moderna (MAM-BA).
Sob a curadoria de Nanci Novais, diretora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a mostra “converte a cidade em um teatro de operações e movimentos, cujas complexas planificações urbanas refletem a condição sócio antropológica a que acha-se submetida, descontinuando distintas camadas de tempo e espaço”, conta Nanci.
O efetivo diálogo entre o trabalho de Rogério Gomes e Vera Gamma e o conceito da mostra, apesar de ambos conservarem características visuais próprias, desde as edições anteriores busca compreender a cidade e a dissolução das narrativas construídas na contemporaneidade por aqueles que as habitam, trazendo questões que perpassam a maneira como encaramos os espaços urbanos.
Radiografia Urbana III fica aberta a visitação gratuita pelos período de 07 de julho a 06 de agosto, de terça a domingo, das 13h às 18h.
Sobre os artistas
Vera Gamma – Nascida em Maceió/AL, frequentou o ateliê dos artistas alagoanos Getúlio Motta, Vânia Lima e Pierre Chalita. Muito jovem, iniciou sua trajetória artística com exposições em espaços institucionais e galerias de arte enquanto cursava Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas, em 1990. Participou de pelo menos 30 mostras em território nacional e principalmente em sua terra natal, onde consolidou-se como importante artista. Durante a década de 80, iniciou suas pesquisas plásticas experimentando diferentes suportes. A bidimensionalidade e a tridimensionalidade sempre estiveram presentes em suas obras e continuam como questão pertinente.
Rogério Gomes – Nascido em Anadia, Alagoas, Rogério Gomes é um dos mais importantes artistas da capital. Começou carreira nos anos 1960, apresentando obras em território nacional e internacional, como Color, Moviment, Construction – Londres/Inglaterra (1989) e mais recentemente em Nova Iorque, com “New Harmony”, na Blue Galery (2012). Já nos anos 1980 fundou a Pinacoteca Universitária em Maceió. Frequentou o atelier do artista alagoano Lourenço Peixoto, em Maceió, estudando, posteriormente, no Rio de Janeiro com Ivan Serpa.