Agenda indica: três documentários na Netflix que vão despertar a sua curiosidade

Por: Laisa Gama

Acredito que como comunicadora e estudante de jornalismo sempre me interessei em buscar histórias. E para mim,  a melhor forma que encontrei de ver e ouvir histórias verdadeiras serem passadas são através dos documentários. Muitas vezes temos uma visão muito fechada acerca disso, nem todo mundo é chegado nesse gênero que pode vir tanto em forma seriada como também por produções cinematográficas.

Porém vejo isso como apenas a falta de ter encontrado o tipo de documentário a ser assistido ou visto. Para algumas pessoas, por exemplo, documentários sobre crimes ou assassinos podem não ser a melhor escolha e já para outros podem ser algo que despertem a curiosidade e atenção. Por isso, neste “Agenda Indica”, separei para vocês três documentários, com histórias e gêneros diferentes, que vão instigar a sua curiosidade.

“ELENA”

Poucas são as palavras para poder falar desse documentário que traz um pouco de tudo: Amor, carinho, tristeza e principalmente a vida. Dirigido pela cineasta brasileira Petra Costa, o longa foi lançado no país em 2012 e conta a história de vida da irmã da própria Petra: Elena.

Partindo desde a infância, Petra traz os detalhes, jeitos e gostos que sua irmã mais velha tinha. É como se fosse uma carta de amor para uma das pessoas mais importantes na vida de alguém. A ideia do documentário surgiu lá em seus  17 anos, quando encontrou um dos antigos diários que sua irmã escrevia. A produção contou com diversas filmagens caseiras feitas por Elena ao longo dos anos. Essa obra, para mim, é muito emocionante e acredito que quem quer que assista vai se sentir da mesma forma.

“PRIVACIDADE HACKEADA”

Já este documentário é um pouco mais recente, de 2019. Contou com direção de Karim Amer e Jehane Noujaim. Para quem gosta de temas mais políticos, ele vai ser uma boa opção pois vem tratar a respeito de um escândalo de dados na empresa Cambridge Analítica. 

Para quem não se lembra ou ficou por fora dessa notícia, a empresa e o Facebook foram acusados de estarem hackeando informações de mais de 240 milhões de pessoas com o intuito de criarem perfis políticos atuando como influenciadores e até mesmo manipuladores nas eleições estadunidenses de 2016, nas quais Donald Trump foi eleito presidente.

“A 13ª EMENDA”

Com roteiro e direção da cineasta Ava Duvernay, nesta produção temos como foco as consequências da colonização e do regime escravocrata nos Estados Unidos.

Nesta obra cinematográfica são analisados, a partir de uma perspectiva histórica, a construção do preconceito contra a população negra no país e como isso se relaciona com a criminalização desta população. É um documentário extremamente importante e interessante que merece ser visto por todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *