CineFacom retoma atividades com mostra sobre direitos humanos
Projeto permanente ocorre mensalmente no auditório da Facom
Artur Mello
A primeira edição de 2016 do CineFacom, realizada no último dia 27/04, foi dedicado à defesa dos direitos humanos e o respeito à diversidade. Durante a sessão, foram exibidos o curta Da Alegria, do Mar, e de Outras Coisas, dirigido por Ceci Alves, e o documentário Atrás dos Olhos, dirigido por Fábio Fernandes e André Araujo. Foi realizada, ainda, uma conversa com o diretor André Araújo e a produtora do filme Atrás dos Olhos, Carla Freitas, a diretora Ceci Alves e e os professores da Facom, José Francisco Serafim e Leonor Graciela Natansohn.
Durante os debates, foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelas travestis, como os entraves para se conseguir o reconhecimento do nome social. Os filmes aparecem como uma forma de se combater o preconceito sofrido pelo segmento social e a invisibilidade de suas pautas.
“Na época do edital, eu deixei claro que não queria divulgar o filme para os pares e os envolvidos na militância, eu quero o filme onde ele vai incomodar”, relatou a diretora Ceci Alves, sobre o processo de divulgação do curta. O filme, que aborda a violência policial sofrida pelas travestis, foi contemplado por um edital do Governo do Estado.
A produtora Carla Freitas e o diretor André Araújo falaram sobre o processo de escolha das personagens tratadas no documentário, realizado pela atual presidente da Associação de Travestis de Salvador (Atras), Millena Passos. “Millena fez questão de escolher as travestis que foram importantes em cada época, como Martinha, que talvez seja a travesti mais velha do Brasil”, afirmou a produtora.
Filmes
“Da Alegria, do Mar, e de Outras Coisas” é baseado na história das travestis Luana e Joyce, que foram agredidas por policiais e obrigadas a entrar no mar, mesmo sem saber nadar. Joyce acabou não sobrevivendo e Luana conseguiu se salvar e denunciar os policiais. Luana hoje vive hoje fora do país assistida pelo Programa de Proteção à Testemunhas.
“Atrás dos Olhos” é um documentário que traz uma série de travestis de diferentes épocas e idades, que contam suas experiências e dificuldades que passaram nas ruas e na luta por direitos.
O CineFacom é uma realização dos alunos da Faculdade de Comunicação (Facom) com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). As exibições ocorrem no auditório da Facom. A próxima edição irá acontecer em maio, com uma homenagem ao professor da Facom, Mohamed Bamba, pesquisador de cinema que faleceu em 2015.
Fotos: Mara Mercia/Labfoto 2016