Documentário “Central” será exibido no Cinema da UFBA
Dirigido por Tatiana Sager e co-dirigido por Renato Dornelles, o filme descreve as condições degradantes que levaram o presídio a ser considerado o pior do país
Por: Alana Bittencourt
Acontece nesta quinta-feira (17), às 19h, no Cinema da Universidade Federal da Bahia, a sessão de maio do Cinemas em Rede com a exibição do documentário “Central”, dirigido por Tatiana Sager. A entrada é gratuita.
O filme relata o sistema prisional falido, a partir da realidade do maior presídio do país. Considerado um dos piores, o presídio Central, em Porto Alegre, sofre com uma superlotação crônica, cujo controle, a partir do portão das galerias, é exercido pelos próprios presos, na maioria dos casos, líderes de facções criminosas. Em 2016, o filme foi escolhido melhor documentário no Prêmio dos Direitos Humanos de Jornalismo e no festival Festin, de Portugal. Central também está entre os filmes nacionais mais vistos nos cinemas recentemente.
Cinemas em Rede é fruto do Rede de Cinemas Digitais, projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).
O cinema da UFBA fica localizado na Av. Reitor Miguel Calmon, Vale do Canela.