Se for, vá na paz: guia de Carnaval da Agenda Arte e Cultura

Como curtir o carnaval sem dinheiro e chegar pleno no final, com pique para as aulas

Por Mariana Gomes

Faltam apenas dois dias até a maior festa de rua do Brasil! Entendendo bem a realidade do estudante universitário neste momento, a Agenda Arte e Cultura preparou um guia de carnaval. Através de dicas de economia e redução de danos, este breve manual foi preparado para você que não tem dinheiro sobrando para a festa, mas não quer ficar em casa e precisa chegar pleno nas aulas no dia 02 de março. 

Economia
Conectados que somos, fomos até o Twitter da Nath Finanças, administradora com um canal no Youtube sobre educação financeira para pessoas com baixa renda. E ela nos ensina: antes de tudo, estabeleça um orçamento! Assim você termina o Carnaval sem tanto prejuízo. 

Se for consumir bebidas, prefira ir ao supermercado antes da festa e divida a conta com os amigos. Assim sobra algum trocado para comer na rua, mas você também pode apostar em frutas e lanches caseiros. Além disso, para reduzir os danos do consumo de álcool e outras drogas, beba muita água. Essas são dicas importantes para conseguir aguentar o vai e vem da pipoca. Além disso, você continuará com plena atenção ao que acontece ao seu redor, tomando as melhores decisões para você e sua galera. 

 Conforto
Para você que se organizou para esse período e não dispensa conforto durante a festa, recomendamos o tradicional Camarote Universitário, organizado pela Assufba (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA). O serviço conta com praça de alimentação, banheiros confortáveis, ambulância e segurança no circuito Dodô, em Ondina. Estudantes, professores e Técnico-administrativos da UFBA e UFRB (Universidade Federal do Recôncavo) poderão adquirir os ingressos que dão direito a um acesso diário, de R$80,00 a R$160. Os ingressos estarão à venda até o dia 22 de Fevereiro pelo Sympla. O espaço abre todos os dias de folia às 17h e dá suporte até às 4h. 

Use roupas frescas e preferencialmente um sapato fechado, para evitar machucados pós-carnaval. Invista numa doleira para guardar seus documentos e dinheiro de emergência. Dica básica de mãe: não aceite copos de estranhos e caso esqueça o seu em algum local, prefira usar outro. Para evitar lixo, prefira levar seu copo de casa. 

Proteção
Continuando com dicas de autocuidado e respeitando os outros, não esqueça da camisinha e do protetor solar. Mantenha seu celular com senha para que suas informações não fiquem desprotegidas em caso de perda, roubo ou furto. 

Respeite os trabalhadores! Catadores de materiais recicláveis, cordeiros e ambulantes tem um jornada de trabalho extenuante para que outros possam consumir o Carnaval. Caso perceba alguma situação de violência contra eles ou outras pessoas, esteja atento. Se possível, intervenha. Você pode acionar a polícia, que fica em postos durante os circuitos oficiais de festa da cidade. Em caso de brutalidade policial: mantenha a calma. Acompanhe seus amigos caso eles sejam abordados. No mais, se for, vá na paz! Depois da quarta-feira de cinzas, tire um tempo para descansar o corpo, a alma e o bolso. Nos vemos no dia 02 de março na UFBA.  Aproveite seu carnaval!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *