“Nunca mais uma Bahia sem nós”: Acampamento Terra Livre marca a agenda de lutas dos povos indígenas baianos
da Redação
Na última semana, dos dias 12 a 16 de junho, representantes dos 30 povos indígenas da Bahia estiveram no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, participando da 5ª edição do Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia.
O evento que teve como tema “Nunca mais uma Bahia sem nós”, reuniu diversos povos e organizações indígenas e indigenistas nesta grande mobilização que teve como objetivo principal avançar nas reivindicações de direitos das mais diversas frentes de lutas de povos indígenas baianos.
Com destaque para os temas relacionados à Saúde Indígenas, Educação Escolar Indígenas e Demarcação de Territórios, a programação do Acampamento Terra Livre contou com mesas temáticas, apresentações culturais, feira de artesanatos, assembléias, exposição fotográfica, um ato em formato de marcha na Avenida Paralela, além de agenda externa com comissões e lideranças.
Ao longo da semana os mais de 1500 indígenas participantes tiveram a oportunidade de dialogar e apresentar suas reivindicações para diversas autoridades estaduais e nacionais, como Eloy Terena, Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas e o atual governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), que se comprometeu em apoiar as demandas dos povos indígenas até o final do seu mandato, com início imediato das ações.
O evento terminou com a leitura de um documento final, resultado das ações do acampamento.
O Acampamento Terra Livre na Bahia é um grande marco das lutas dos povos indígenas em defesa dos territórios ancestrais, da vida e do futuro dos povos indígenas e esta deve ser uma luta de todos nós.