Para dançar com aquelas canções de Roberto
Por Natácia Guimarães
O público que foi ao Teatro Castro Alves (TCA), na terça, 15 de abril, dançou e se emocionou ao som das músicas de Roberto Carlos, a principal inspiração do espetáculo As canções que você dançou para mim, do grupo carioca Focus Cia de Dança. A companhia integrou pelo segundo ano consecutivo o repertório do festival VIVADANÇA e encantou, mais uma vez, a capital baiana. O espetáculo conseguiu tornar a sala principal do TCA em um lugar intimista em que a plateia pôde vivenciar, ao som do “rei” sentimentos como saudade, amor e paixão.
No espetáculo, quatro casais são embalados por um “pot-pourri”, com 72 canções do mais popular cantor e compositor brasileiro de todos os tempos, em coreografias que alternam solos e danças coletivas. Um dos pontos altos da apresentação foi quando, na metade do espetáculo, o grupo interagiu com a plateia.
“ O espetáculo, não podemos negar , tem apelo devido à própria obra do Roberto Carlos. No contato e na comunicação direta das músicas.” Disse Alex Neoral. O grupo de dança é Rio de Janeiro e, segundo Alex, é importante trazer o espetáculo pra outro estado e sair um pouco do eixo Rio- São Paulo.
O público, de várias gerações , estava em harmonia. O teatro parecia refletir a aura de encantamento com a coreografia da companhia carioca e se deixou envolver do início ao fim do espetáculo. Os passos, a flexibilidade dos dançarinos e o carisma das músicas do rei foi a receita do sucesso do espetáculo que terminou- remetendo-se outra vez ao cantor – com a distribuição de rosas vermelhas para a plateia.
Uma receita que já tinha sido utilizada pelo coreógrafo em outras oportunidades, como na montagem Robertos e Carlos, feita para o Grupo Êxtase de Dança, de Viçosa, Minas Gerais. “Lembrei de vários momentos, de meus pais que não moram aqui, de quando ele nos coreografou. Enfim, foi maravilhoso. O Neoral tá incrível, de parabéns!”, disse o dançarino Guilherme Fraga.
O coreógrafo e diretor do espetáculo, Alex Neoral, é , também, um dos dançarinos da companhia que fundou e que, atualmente, é uma das mais atuantes da cena carioca. Entre 2010 e 2011, se apresentou em 32 cidades francesas, destacando-se a aclamada Bienal da Dança de Lyon, além de apresentações em Portugal, na Itália, na Alemanha e no Panamá. No Brasil, nem se fala. A Companhia viajou para mais de 60 cidades e o espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, já foi dançado mais de 160 vezes em apenas dois anos. Alex, hoje em dia, tem sido apontado como a grande revelação da sua geração.
O Festival VIVADANÇA nasceu como comemoração do mês da dança e já celebra o seu sétimo ano de existência. Hoje, tem atrações nacionais e internacionais em Salvador e mais três cidades: Camaçari, Vitória- ES e Belo Horizonte- MG. A programação passeia por diversos ritmos e estilos para diversas faixas etárias.
O Festival VIVADANÇA continua sua apresentações até o dia 4 de abril.
Para mais informações acesse o site: http://migre.me/iPckK