Primeiro Encontro Baiano de Jazz Dance acontece em Salvador
O encontro foi viabilizado por meio de projeto cadastrado na plataforma de financiamento colaborativo Logos – Cultura Universitária
De 22 a 26 de janeiro, Salvador sedia o All That Jazz – Encontro Baiano de Jazz Dance. O evento acontece na Ímpares Escola de Dança e tem o objetivo de mobilizar e reunir estudantes e profissionais de jazz dance de todo o estado numa programação que conta com aulas práticas e rodas de conversas.
A iniciativa de Luciene Munekata, que é professora e coreógrafa, surgiu por conta de uma inquietação devido à falta de registros do jazz dance baiano. “Vivemos na mesma cidade, escolhemos a mesma profissão, mas não nos encontramos para dialogar e discutir os rumos do Jazz Dance na Bahia”, afirma a também bailarina no texto do projeto para captação de recursos para realização do encontro.
Ela diz, ainda, se sentir “responsável em retribuir à dança baiana um movimento que possibilite unir e integrar os pares dessa arte, que contribuirá diretamente na formação de novas gerações de artistas, garantindo que a Dança ganhe novos rumos e possibilidades”. O projeto é fruto da disciplina de Planejamento e Elaboração de Projetos Culturais da Facom/UFBA.
Os interessados em contribuir com o All That Jazz ainda podem fazer doações por meio da Logos – Cultura Universitária e garantir recompensas que podem chegar até à gratuidade na participação de todas as aulas, rodas de conversas, certificado e fotos com todos os professores. Mas a realização do evento já está garantida.
A programação do All That Jazz conta com aulas com profissionais como Tiago Ramos, premiado em festivais como o de Dança de Joinville, Passo de Arte, Youth America Grand Prix. Além de nomes como Marcus Vinicius Silva, considerado também Melhor Coreógrafo 3 vezes no evento Jazz dance Bahia; Júnior Oliveira, idealizador do projeto Workdance – Trabalho em Dança; e Márcia Oliveira, criadora da Cia de dança que leva seu nome.