Exposição aborda a vida e a dança como oração

*Por Carol Oliveira

A Casa Sri Aurobindo, em parceria com a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza entre os meses de abril e maio de 2013 a Mostra Rolf Gelewski: a vida e a dança como oração. A exposição pretende, através de registros fotográficos, oferecer um panorama da atuação de um dos pioneiros no ensino da dança na Bahia, o professor Rolf Gelewski.

Foto: Carol Oliveira

O HOMENAGEADO: O dançarino, coreógrafo e professor Rolf Gelewski nasceu em Berlim, na Alemanha, onde se dedicou à música, pintura e poesia até chegar à dança, sua grande paixão. Foi dançarino solista e professor no Teatro Metropolitano e desde que começou a estudar, criou suas próprias danças. Em 1960 mudou-se para o Brasil a convite de Edgar Santos, na época reitor da UFBA. Já na instituição, ocupou diversos cargos, assumiu a direção da Escola de Dança até 1965, quando foi substituído por Dulce Aquino, dançarina e professora formada pela escola, foi Dirigente e Coreógrafo do Grupo de Dança Contemporânea e Chefe do Departamento de Integração e Educação Artística, além de ter publicado pela mesma instituição vários trabalhos didáticos para o ensino de dança. “Sua chegada como diretor da Escola de Dança da UFBA em 1960 foi, aos olhos dos alunos adolescentes como eu, uma imagem forte e vigorosa”, é o que diz a Pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA e ex-aluna do homenageado Dulce Aquino, em depoimento que fez parte da mostra. Em 1971, ele fundou em Salvador a Casa Sri Aurobindo, uma associação de caráter cultural, filosófico e de desenvolvimento espiritual, e tempos depois, em 1975, Rolf deixa a universidade para dedicar-se total e exclusivamente ao trabalho da casa. Entre suas maiores contribuições para o campo da dança no Brasil está sua atuação pedagógica, elaborando materiais didáticos que deram estrutura para o primeiro Curso de dança de nível superior do Brasil, tais como Estudos Básicos da Forma, Estudos do Espaço, Composição da Dança, Filosofia da Dança, entre outros.

Foto de Carol Oliveirarolf gelweski_3

 

 

 

 

 

 

A EXPOSIÇÃO: Dia 8 de janeiro de 2013, comemorou-se o 25° aniversário de morte de Rolf Gelewski. Com isso, a Casa Sri Aurobindo, fundada por ele, realiza essa exposição a fim de possibilitar às novas gerações de dançarinos e interessados um pouco sobre o que foi a busca e realização do dançarino, coreógrafo e professor Rolf Gelewski.  Sob coordenação da diretora da Escola de Dança da UFBA Leda Muhana Lanitelli, da representante da Casa Sri Aurobindo Rosane Dutra e de Rosa Koshiba, professora da Casa Sri Aurobindo, a exposição busca oferecer um panorama da atuação de Rolf a partir de registros fotográficos disponíveis no acervo da Casa, desde o principio de sua atuação na dança, na Alemanha, passando pela fase em que foi professor e coreógrafo da UFBA e quando realizava recitais como solista pelo Brasil e no exterior, além de fotografias de registros pessoais. “Ele foi uma pessoa muito importante para a Escola de Dança da UFBA, porque trouxe não só uma nova visão da dança, como introduziu material didático que ele próprio compilou e pesquisou. Resolvemos fazer uma homenagem a ele junto com a direção da escola de dança e a Dulce Aquino que é pró-reitora e foi ex- aluna”, ressalta Rosa Koshiba, uma das coordenadoras da mostra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *