Sala de Arte da UFBA: Portas abertas para a comunidade acadêmica

 

Inserida no projeto Cinemas em Rede e na Rede de Salas Digitais do Mercosul, a Sala de Arte da UFBA também recebe eventos acadêmicos

Por Yananda Lima

++ A sétima arte na sala da UFBA

++ Sala de Arte da Ufba e o circuito alternativo de cinema

++ UFBA realiza sessões gratuitas de filmes em parceria com o Cinemas em Rede

++ Rede de Cinemas Digitais faz primeira sessão na Sala de Arte – Cinema da UFBA

 

Filiada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e mantida através do Ministério da Educação (MEC), da Cultura (MinC) e da Saúde (MS), a Sala de Arte exibe filmes vinculados ao projeto Cinemas em Rede. “Fomos uma das primeiras universidades convidadas a participar do projeto. Ele foi um ponto muito importante para renovação da parceria (com a sala de arte) e inserção de novos artigos e demandas no cinema”, pontua Elisabete Barbosa. Próxima edição do evento acontece na próxima quinta-feira (11/08), às 19h, com a exibição do filme “Vestidas de Noiva”, das diretoras Fabia Fuzati e Gabi Torrezani.

gagagagaga
Documentário traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil enquanto acompanha o processo de casamento das próprias das diretoras Fabia Fuzati e Gabi Torrezani

Iniciativa da RNP, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um circuito universitário de amostra audiovisual. O primeiro filme exibido através da parceria, A Cartomante, produzido por Adriano Big, foi projetado em 2013 na sala de arte da UFBA e nas outras cinco salas então vinculadas a rede, duas na Universidade de São Paulo (USP), uma na Cinemateca Brasileira, uma na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e outra na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. As salas participantes do programa possuem sessões gratuitas e com conteúdo disponibilizado antecipadamente pelas próprias instituições vinculadas ao projeto.

Além das sessões do Cinemas em Rede, a Universidade Federal da Bahia e a Sala de Arte da UFBA também mantém parceria com a Reunião Especializada das Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) que através do projeto Rede de Salas Digitais do Mercosul (RSD) realizado conjuntamente com a União Europeia (UE), busca fortalecer o mercado cinematográfico da região. A programação é pensada por uma coordenadoria com sede em Montevidéu e possui parceria com 10 salas em todo o Brasil.

Aberta para utilização pela comunidade universitária, a Sala de Arte da UFBA também comporta edições de eventos com perfis distintos, como o Café Científico e projetos como o Nenhum a Menos da Faculdade de Educação. Encontro para discussão dos recentes desenvolvimentos científicos e seus impactos sociais, o Cafe Científico já reuniu, no espaço, cientistas e público interessado nos debates. Já o projeto Nenhum a Menos com caráter pedagógico realiza o acompanhamento de 4 escolas públicas da rede municipal de ensino. “Muitos outros projetos e atividades didáticas que envolvem o audiovisual acontecem lá. A procura passou a ser tão grande que foi preciso abrir chamadas para solicitação das pautas do espaço”, ressalta Elisabete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *