Acontece nesta semana o primeiro Panorama Belas Artes da UFBA
Com a participação de professores e alunos, o evento será transmitido online,
através do canal da EBA no Youtube
Por Maysa Polcri
Panorama nada mais é do que uma visão ampla, em todas as direções e sem obstáculos, de uma área extensa. Nesse caso específico, a área escolhida é a multiplicidade de experiências de ensino, pesquisa e extensão dos professores da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia. A primeira edição do Panorama Belas Artes busca encontrar caminhos para adentrar no universo acadêmico das artes e acontecerá entre os dias 9 e 13 de agosto.
O evento está sendo transmitido através do canal da Escola de Belas Artes, no YouTube e contará com discussões que enveredam pelos mais diversos assuntos. Entre alguns deles estão o homoerotismo, a restauração de obras de arte, educação patrimonial e intervenções urbanas. Como os dias do evento coincidiram com a primeira semana de aula, os calouros da EBA foram convidados a participar do panorama, que irá fornecer certificado para aqueles que participarem.
Numa iniciativa de abranger os novos estudantes da faculdade, nos dias 11 e 12, sempre às 19h, veteranos e egressos da Escola de Belas Artes vão promover bate papos sobre suas trajetórias dentro e fora do ambiente universitário. Clique aqui e confira toda a programação do evento.
A EBA
A Escola de Belas Artes foi a segunda escola desse tipo fundada no Brasil, em 1877, e só em 1948 passou a integrar a recém criada Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com a oferta de três cursos de bacharelado (Artes Plásticas, Design e Superior em Decoração) e uma licenciatura (Desenho e Plástica), a escola é uma das mais tradicionais do ramo e tem como sede o casarão da Galeria Cañizares, do século XIX, no bairro Canela. Atualmente, as aulas da escola têm sido realizadas de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19.