Arte e ativismo oCUpam a UFBA

Atividade “oCUpaUFBA” celebra dissidências sexuais e discute a desconstrução de gênero na próxima terça-feira                

Por: Lucas Arraz

Contestando a lógica binomial de gênero e misturando Funk, Pagode e sexo, turma do Programa de Pós-Graduação em Culturas, Gêneros e Sexualidades (PosCultura) realiza na terça-feira 18 de outubro, o oCUpaUFBA. Com Sarau, apresentações de Stileto, performances, exposições, DJs e Jaz Sessions, o evento inicia suas atividades às 14h na Praça das Artes e encerra com um “banheirão” no PAF V ás 20h30.

O evento conclui as atividades do ano da turma de Culturas, Gêneros e Sexualidades, ministrada pelos professores Leandro Colling e Djalma Thürler, coordenadores do Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS). Após estudar como as pessoas realizam práticas artísticas ligadas às dissidências sexuais e de gênero, a turma resolveu promover uma atividade que chama de “artivista”.

Entre os destaques do dia que mistura arte com ativismo, a “desprogramação” conta com as performances de Nágila Goldstar, Yuri Tripody e Rafa Jones. Eles se intercalam com o Sarau de Escrituras Queer,  do qual participam Dan Dan, Divine Kariry, Rafaela e Francisco Sena. Elivan Nascimento e Ana Talita farão uma apresentação de Stileto.

A entrada para as atividades é gratuita e a organização pede que cada um traga poesia, comidas e, principalmente, o próprio corpo. Confira a programação completa do evento que ainda conta com a participação do Grupo de Funk de Plataforma, o Grupo de Pagode do Subúrbio e a exposição “Arte Mixuruca” – Pendurado no Firmamento do artista visual Pedro Magalhães.

PROGRAMAÇÃO:

13h – concentração

14h – fundação da taz com ritual de construção de tendas e apropriação do território

15h30 – DJ Adriana Prates, Sarau de escrituras queer: Dan Dan, Divine Kariry, Rafaela, Francisco Sena, Performances: Nágila Goldstar, Yuri Tripody, Rafa Jones. Stileto: Elivan Nascimento, Ana Talita. Instalação varal selvático – intervenção stencil graffiti – artista visual Margarida Morena.

16h30 – New Black – Grupo de Pagode do Subúrbio

17h – Moover Dance – Grupo de Funk de Plataforma

17h30 – Performance com Stéfano Belo

18h – Jam session: Vércia Gonçalvez, Vanessa Mello, musicistas integrantes da feminaria (grupo de pesquisa e experimentos sonoros artivistas). Escritas sapatânicas com Raphaella Oliveira

19h – Performance com Anderson Fontes

19h45 – Protocolo.doc com Daniel Moura

20h – DJ Jerônimo Sodré

20h30 – After banheirão PAF V

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *