Ato de Fundação do Coletivo Luiza Bairros ocorre nesta sexta

O Coletivo homenageia a militante e intelectual e o ato discutirá temas como ações afirmativas e cotas na UFBA

Por: Glenda Dantas

Nesta sexta, 7, ocorre o Ato de Fundação do Coletivo Luiza Bairros. Constituído de professores, técnicos, servidores, estudantes e sociedade civil, o Coletivo se dedicará à ampliação, proposição, fiscalização e acompanhamento das ações afirmativas na UFBA, tomando agora como pauta prioritária a implementação das cotas nos programas de Mestrado e Doutorado de todos os cursos da Universidade. Também supervisionará o cumprimento  da lei federal de cotas nos concursos para professor. O evento ocorre no auditório Milton Santos no  Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA), Praça Inocêncio Galvão, Dois de Julho, às 18:30.

O ato será constituído de uma mesa com Nazaré Lima, professora da UNEB, que falará sobre a trajetória de Luiza Bairros. O estudante de Direito Vitor Marques fará a apresentação formal do Coletivo. Lindinalva Barbosa, técnica da UFBA, contextualizará o histórico das ações afirmativas na Universidade. O professor Samuel Vida tratará de questões legais e educacionais ligadas às ações afirmativas; e Lívia Vaz, promotora do Ministério Público do Estado da Bahia, tratará de fraudes e sistemas de verificação relativos às cotas nos concursos públicos. A professora Ana Lúcia Souza será a mediadora da mesa.

O Coletivo carrega o nome da intelectual, militante, educadora e ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil entre 2011 e 2014. No ato também haverá debate sobre Educação Étnico Racial.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *