Boaventura de Sousa Santos e Charbel El-Hani debatem sobre ciência e pandemia em seminário online
Evento será realizado no próximo dia 12 junho, às 16h
Ao abismo construído entre o conhecimento científico e outras formas de conhecer, o pesquisador Boaventura de Sousa Santos propõe uma “ecologia dos saberes” para possíveis transformações sociais. Este pensamento anima o seminário Ciências em Tempos de Pandemia, que acontece no próximo dia 12 junho, às 16h (horário de Coimbra, 12h em Salvador), com as presenças do próprio Boaventura e do pesquisador brasileiro Charbel N. El-Hani, professor titular do Instituto de Biologia da UFBA e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter e Transdisciplinares sobre Ecologia e Evolução ( INCT IN_TREE).
Com uma perspectiva contemporânea menos mecaniscista e “desdogmatizada” da ciência, os palestrantes vão debater sobre o que significa valorizar as ciências ocidentais modernas nos contextos de pandemia do coronavírus e pós-pandemia. Além disso, vão refletir sobre a diversidade epistemológica e as diferentes formas de produção de conhecimento e de construção de sentido para o mundo em que vivemos. A despeito do título, o evento considera o papel de outros sistemas de conhecimento para além do científico, leva em conta os possíveis diálogos e a integração de formas distintas de conhecer. Tal abordagem tem como pano de fato a percepção de que todo conhecimento é interconhecimento, ou seja, constituído na intersubjetividade, na dinâmica das relações sociais.
Na programação do evento, estão previstas falas iniciais de 20 minutos para Sousa Santos e El-Hani, seguidas de um diálogo entre os palestrantes e com a participação da plateia. O seminário será realizado através da plataforma zoom (https://us02web.zoom.us/j/83495337808 – ID: 834 9533 7808) e terá o limite de 100 participantes na sala. Como não haverá inscrição prévia, os interessados devem acessar a página meia hora antes do horário marcado.
Boaventura de Sousa Santos
Formado em Direito pela Universidade de Coimbra (1963), Boaventura de Sousa Santos dedicou-se, na pós graduação, à pesquisa em filosofia e sociologia do Direito. A tese de doutorado, defendida na Universidade de Yale (1973), gerou o livro “Direito dos Oprimidos”, publicado pela Córtez Editora em 2014. É Director Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.
Sua vasta bibliografia inclui livros nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais. Debruça-se também sobre temas como movimentos sociais, democracia participativa, reforma do Estado e direitos humanos. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês, romeno e dinamarquês.
Charbel El-Hani
Professor Titular do Instituto de Biologia da UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio), Charbel El-Hani é graduado em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), Mestre em Educação pela UFBA (1996) e Doutor em Educação pela USP (2000). Coordena o INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESB, que reúne 240 pesquisadores de 31 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Principais interesses de pesquisa: Pesquisa em Educação Científica, Filosofia da Biologia, Biologia Teórica (em especial, vinculada a Biologia Evolutiva, Ecologia, Conservação e Comportamento Animal) e História da Biologia. Atualmente, El-Hani é investigador de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Serviço:
O quê: Seminário Ciências em Tempos de Pandemia
Quando: 12 de junho, às 16h
Onde: plataforma zoom (Join our Cloud HD Video Meeting now – ID: 834 9533 7808)
*Photo by Fusion Medical Animation on Unsplash