CineFacom traz mostra especial sobre identidade de gênero e Direitos Humanos
Evento acontece nesta quarta-feira (27/04), às 17h, e exibirá o curta Da Alegria, do Mar e Outra Coisas e o documentário Atrás dos Olhos
Por Yasmin Garrido*
A próxima edição do CineFacom , que acontece nesta quarta-feira (27/04), às 17h, trará uma mostra especial com produções que tratam do respeito à identidade de gênero. Serão exibidos o curta Da Alegria, do Mar e Outra Coisas, produzido por Ceci Alves, e o documentário Atrás dos Olhos, dirigido por Fábio Fernandes e André Araújo.
A sessão tem o intuito de fortalecer o debate sobre Direitos Humanos, ressaltado a importância do respeito às minorias sociais. Após a exibição, o público poderá participar de uma conversa com os diretores Ceci Alves e André Araújo, tendo ainda a participação da produtora Carla Freitas.
O CineFacom, que existe desde 2013, é uma realização dos alunos da Faculdade de Comunicação com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), através da 1ª Chamada para Concessão de Apoio à Organização de Eventos Estudantis.
Mais informações: cinefacom@gmail.com
Da alegria, do mar e outras coisas | Ceci Alves
O curta-metragem Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas resgata a história das travestis baianas Luana e Joice, obrigadas a se jogar no mar para fugir dos tiros e espancamento de dois policiais que as escoltaram à noite até a perigosa praia da Pedra do Sal, em Salvador. No filme, a história é recontada através da travesti Nem, que faz shows de dublagem, e vê a também travesti, Joy, ser morta pelos homens.
Atrás dos olhos | André Araújo e Fábio Fernandes
O documentário Atrás dos Olhos busca recontar, a partir de relatos, a história de luta do movimento LGBT baiano a partir da história da entidade ATRAS além de mostrar a vida e histórias dessas mulheres que continuam lutando contra o preconceito e as violências sofridas por elas nas ruas e dentro dos seus próprios lares. Entre as entrevistadas estão Millena Passos, Keila Simpson, Martinha, Andreza Belushi, Karla Falhao, Ranella Márcia, entre outras. Produzido pela Associação de Travestis e Transexuais de Salvador – ATRAS- em parceria com o grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade – CUS – e o Coletivo Audiovisual – CAV – ambos da Universidade Federal da
*Com informações do CineFacom