CineFacom participa da ACTA 13 com reexibição de sete curtas

*Da Redação – Informações do CineFacom

O cineclube da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), CineFacom exibe, nesta quinta-feira, 24, sete curtas-metragens participantes de edições anteriores do projeto. A mostra acontece às 16h30 no Auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III), contando com um debate entre os realizadores dos filmes, mediado pelo professor de cinema José Francisco Serafim, coordenador do CineFacom e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise Fílmica.

Dentre os filmes que serão exibidos estão três curtas de ficção, dois documentários e dois curtas de video dança, que foram dirigidos por estudantes da UFBA dos cursos de Comunicação, Bacharelado Interdisciplinar em Arte e Dança. A mostra especial é parte da programação da Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA), que está sendo realizada até sexta-feira com diversos eventos programados e afiliados, palestras, mostras, workshops e simpósios em concomitância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T).

Com o tema Ciência, Saúde e Esporte, a ACTA deste ano ocorre entre os dias 21 e 25 de outubro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em três espaços: PAF 1, Biblioteca Central e PAF 3.

Confira os filmes que compõem a mostra CineFacom desta quinta-feira:

A Melhor Idade, de Adriano Big | Ficção| 5’

Sinopse: A Melhor Idade mistura imagens documentais com ficção para abordar um dia na vida de três idosos, indo do estereótipo a  uma abordagem diferenciada, desconstruindo preconceitos, paradigmas e a ditadura da imagem. O curta foi premiado no 5 minutos de 2012 como melhor filme pelo juri oficial, melhor filme pelo juri popular e melhor filme baiano, pelo juri ABCV/ABD.

Ficha técnica:

Direção e Roteiro – Adriano Big, Assistente de Direção e Captação de Áudio – Matheus Cunha, Direção de Fotografia – Cristian Carvalho, Direção de Arte – Camila Ribeiro. Elenco – Nilson Mendes, Hamilton Lima e Maria Maranhão. Edição – Adriano Big e Matheus Cunha. Maquiagem – Nayara Homem. Produção – Adriano Big e Camila Ribeiro

Foto: Reprodução A Melhor Idade
Foto: Reprodução A Melhor Idade

A Falência da Família Cristã, de Thyago Bezerra | Ficção| 5’

Sinopse: Um surto, absurdo contra o machismo e a moral cristã.

Ficha técnica: Direção e Roteiro:  Thyago Bezerra, Atores:  Camila Ribeiro e Gabriel Machado,  Direção de Fotografia: Isbela Trigo, Direção de arte: Raiza Rozados, Thyago Bezerra, Anthony Tor, Montagem: Rafael Teixeira/ Thyago Bezerra, Figurino: Livia Maria, Assistente de Direção: Gabriel Machado

Um novo amigo, de Diego Yu e Amenar Costa | Ficção | 6’30”

Sinopse: Uma garota conta os acontecimentos da sua semana para seu novo amigo.

Ficha Técnica:

Direção: Diego Yu e Amenar Costa; Produção Executiva: Mariana Amorim; Direção de Fotografia: Diego Yu e Amenar Costa; Direção de Produção: Luire Campelo; Direção de Arte: Nathália Luna; Assistentes de Direção: Heitor Montes e Mariana Amorim; Arte: Tarsila Carvalho; Argumento: Diego Yu, Igor Bender e Tarsila Carvalho; Roteiro: Igor Bender e Heitor Montes; Figurino e Maquiagem: Nathália Luna; Edição e Montagem: Amenar Costa, Igor Bender, Diego Yu e Heitor Montes; Som: Igor Bender; Trilha Sonora: “Valsa das Flores” Tchaikovsky; “Canção para Um Novo Amigo” Tarsila Carvalho; Elenco: Tarsila Carvalho, Igor Bender, Paulo Bittenca, Dira Souza e Heitor Montes. 2013, Brasil, Suspense

Foto: Reprodução Um Novo Amigo
Foto: Reprodução Um Novo Amigo

Um Jovem Mercador, de Tiago Oliveira | Doc| 5’

Sinopse: O filme mostra um dia de trabalho do jovem comerciante de frutas Leonardo Brito, garoto que aos 14 anos teve que assumir o antigo negócio de família deixado pelo falecido pai. Leonardo gerencia uma barraca de frutas no Largo Dois de Julho e com sua pouca idade tornou-se um dos comerciantes mais conhecidos da localidade. No filme, é mostrada toda a logística traçada pelo jovem garoto desde as compras das mercadorias, passando pela operação de carga e descarga dos produtos, até sua relação de venda com os clientes e seu depoimento sobre vida pessoal e trabalho. O curta é um olhar sobre um jovem indivíduo que desde muito cedo teve que assumir uma grande responsabilidade para o sustento da família.

Ficha técnica:

Direção e roteiro: Tiago Oliveira. Produção: João Paulo Garcia e Tiago Oliveira. Edição: João Paulo Garcia e Tiago Oliveira. Depoentes: Leonardo Brito e Edson Serafim.  Brasil, 2012

Transfeira, de Rafael Vilanueva |Doc| 10’43”

Sinopse: Transfeira, as transformações da Feira de São Joaquim.

Ficha Técnica: Roteiro, Direção e montagem Rafael Vilanueva.

Foto: Reprodução Transfeira
Foto: Reprodução Transfeira

Silfos, de Andreia Oliveira |video dança| 4’01”

Sinopse: Elementais do ar são os que reinam pelo ar e ventos. São os silfos (silfídes), fadas e hamadríades. Eles são os mais elevados de todos os elementais, já que seu elemento nativo é o de mais alta taxa vibratória. Alguns acreditam que os Silfos se reúnem em torno da mente de um sonhador, dos artistas, dos poetas e , os inspiram com seu conhecimento íntimo das maravilhas e obras da natureza.  A imagem da câmera parada nos remete a um quadro imaginário, Silfos em rodopios e mutações, entre um ser onírico e humano. A dança aqui está interligada a arte do vídeo, flutuando por definições que vão de Vídeodança, Vídeoarte, Vídeo de Dança etc. Premiado pelo 2º Salão de artes da Escola de Belas artes. Maio de 2013.

Ficha técnica: Concepção e edição: Andréia Oliveira  Intérpretes-criadores: Berg Kardy, Fábio Santos e Will Batsty Colaboração artística: Ariana Andrade

Foto: Reprodução da VideoDança Silfos
Foto: Reprodução da VideoDança Silfos

Half-Way House, de Suzanne Ohmann |video dança | 8’44”

Sinopse: Em um jardim esquecido, uma mulher habita uma casa inacabada como um espírito inquieto. Sua dança é como um vento rodopiante que a leva a um estado de arrebatamento. A condição urbana mais escura intromete periodicamente sua inspiração luminosa, levantando questões sobre a natureza da realidade. Half-Way House é uma investigação artística em respiração como uma ferramenta de auto-incorporação. O filme compõe o processo de pesquisa para elaboração de mestrado em Dança Terapia.

Ficha técnica: Diretor: Susanne Ohmann, Câmera (steadicam): Chris Fawcett, Filmagem adicional (metro): Ron Bunzl, Produção: split2ndfilms, Musica: Marion von Tilzer, Mohammad Reza Mortazavi, Ano: 2011, País: Países Baixos, Gênero: vídeo dança, Classificação: livre.

Foto: Reprodução Half Way House
Foto: Reprodução Half Way House

A entrada para o CineFacom é gratuita.

| Serviço | 

O quê: Mostra especial do CineFacom – ACTA 13

Quando: 24 de outubro, às 16h30

Onde: PAF III

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *